O diabo veste Prada
.
Nos últimos dias este Blog do Corretor tem sido, reiteradas vezes, exortado pelos seus leitores, a se posicionar mais claramente em relação ao surgimento de uma agremiação que, em tese, surge com a proposta de defender os interesses dos vendedores de planos de saúde, categoria comparada por muitos a azêmolas deste desunido e confuso mercado.
.
Por muito tempo esta esfera econômica, que atua na prestação de serviços, funcionou fazendo uso de uma mão de obra barata e não houve uma voz que clamasse a sua regulamentação, exceto o apelo isolado de alguns que pensaram o MEI – Micro Empresário Individual, como a solução do problema.
.
Mas o egocentrismo parecia incrustado na personalidade dos conservadores de plantão – a maioria – contrários às inevitáveis mudanças, e estes não cederam aos apelos dos poucos. Aos trancos e barrancos, o mercado tem-se mantido assim: cada um por si e todos por nenhum.
.
Eis que, identificada esta sinecura, um grupo de pessoas fundou a referida agremiação denominada Sincoplan – Sindicato dos Corretores de Planos de Saúde e Odontológicos no Estado de São Paulo, o que sinalizaria uma luz no fim do túnel para aqueles que não possuem o Susep e, portanto, não existiam enquanto categoria.
.
Em que pese a legítima necessidade de uma entidade representativa da categoria que ora emerge, há, todavia, alguns pontos obscuros na formação desse sindicato que o mercado, não só carece de esclarecimentos, como tem o dever de questionar a sua legitimidade, uma vez que a carta sindical do Sincoplan foi emitida em tempo recorde, e, pior, durante a gestão de Carlos Lupi (PDT), no Ministério do Trabalho, alvo de denúncias de irregularidades e até de sindicatos fantasmas criados com a autorização do Ministério.
.
Carlos Lupi foi afastado das funções pela presidenta Dilma Rousseff, depois de identificados 1,8 mil processos que estavam perdidos em gavetas, sem qualquer controle, e agora delega ao atual Ministro do Trabalho, Brizola Neto, uma devassa na documentação de todas as solicitações de registros sindicais iniciadas na gestão fraudulenta de Lupi.
.
“Existia uma grande desorganização na Secretaria de Relações de Trabalho, e desde a nossa chegada nós identificamos isso e fizemos todo o esforço possível para saná-las o quanto antes”, declarou o atual ministro Brizola Neto, que já começou suspendendo 23 federações de trabalhadores e anunciando regras mais rígidas para a criação de sindicatos.
.
Como se não bastasse o enunciado, há de se questionar também o modus operandi do Sincoplan o qual, segundo relato de alguns empresários do setor, emissários do tal sindicato estariam aterrorizando o mercado e fazendo ameaças de denúncias no Ministério do Trabalho.
.
Mais de 200 empresas foram notificadas e aos poucos estão participando de audiências no MT, mas, ainda, segundo os convocados, o Sincoplan, por intermédio de sua trupe, teria tranquilizado aqueles que supostamente lhe deram dinheiro.
.
Sindicato é uma agremiação fundada para a defesa de interesses comuns a seus aderentes, e não um instrumento ameaçador com o fito de arrecadar dinheiro. “Eu tinha 20 funcionários, hoje tenho três. Minha Corretora está deserta, perdi meus corretores, me levaram tudo e agora vem um sindicato querendo o meu dinheiro?” – desabafa uma empresária do setor.
.
A postura manquitola do Sincoplan é a prova de que o mercado não se preparou para o futuro e foi pego de calças curtas, como se diz no jargão popular. Não por acaso, Corretoras que até pouco tempo nutriam (e certamente ainda nutrem) absoluto desprezo pelos seus idealizadores, hoje os promovem e conclamam seus vendedores a pagarem os R$ 60,00 de contribuição sob pena de não receber mais a produção do vendedor que ao sindicato não se filiar. E pagar(!).
.
E quais são os benefícios do contribuinte? Esta é a pergunta que não quer calar, já que o que se ouve e se vê é a respeito da obrigatoriedade de pagar, pagar e pagar.
.
Visitando o site do tal sindicato, é possível identificar, além dos erros crassos na grafia, cinco benefícios; a saber:
.
– Hoteis (sic) e pousadas de excelente (sic) qualidade em todo país com ótmos (sic) descontos, além de Colônias de férias Exclusivas;
(Arrumem as malas, corretores. As colônicas são “exclusivas”!)
.
–Assessoria jurídica especializada em todas as áreas para os associados do sindicato:
(Assessoria jurídica(!) O corretor terá um advogado gratuito, é isso? Fala sério!)
.
-Faculdades com descontos especiais: UNIESP e UNINOVE, de 30% e 60% de desconto (sic);
(Alguém acredita nesses descontos?)
–Implantes dentários com o menor custo do mercado para você associado (sic). Conheça nossa clínica e faça sua avaliação grátis;
(Quem se habilita?)
.
–Encaminhamento para troca de cheques, via instituições financeiras.
(Quais são essas “instituições financeiras”?)
.
Não é só a eleição que não é transparente, no Sincoplan. É tudo o mais(!).
.
O Blog, enquanto veículo de informação específico da área, já se colocou à disposição para receber um de seus representantes para uma esclarecedora e necessária entrevista (veja aqui), mas o Sincoplan limitou-se a postar notas nos comentários do Blog dando conta de como o corretor deve recolher as tais contribuições. Claro(!) Este é o mantra do Sincoplan: contribuições.
.
Mais respostas ainda o Sincoplan deve ao mercado. A começar pela primeira “eleição” através da qual deveria ter sido constituída a diretoria, e, pior, o seu principal mentor se autoproclamou presidente e pronto. Sem chapa, sem adversário, sem uma eleição de fato.
.
Recentemente houve outra eleição que ninguém ficou sabendo, exceto eles mesmos, e novamente o autoproclamado presidente, mais uma vez se autoproclamou presidente, de novo, outra vez, novamente, como se este fosse um cargo vitalício e não houvesse a necessidade legal e democrática da alternância do poder, proposta por intermédio de no mínimo duas chapas através das quais a vontade da maioria deveria prevalecer, como determinam as regras estatutárias de quaisquer sindicatos verdadeiramente comprometidos com a ética, a transparência, a democracia e o bem estar dos seus associados.
.
Sem falar no Estatuto que, ao contrário dos sindicatos sérios, Metroviários, Metalúrgicos, Professores, que o disponibilizam no site, o Sincoplan, ao contrário, o esconde. Alguém viu o estatuto do Sincoplan?
.
Mas, confirmada as acusações de extorsão, uma coisa eles parecem não esconder:
.
A sanha por dinheiro(!)
.
Senhores proprietários de Corretoras de Planos de Saúde, vocês criaram o monstro.
.
Agora o alimente.
.
O Blog do Corretor, democraticamente, continua à disposição do Sincoplan, para que este venha a público esclarecer e responder a esses questionamentos que estão compromentendo a sua atuação; caso contrário, este Blog, coloca-se desde já em absoluta oposição à sua atuação junto ao mercado.