Durante o coquetel de lançamento de mais uma Corretora do Grupo, já publicado aqui, o diretor comercial da Corretora PlanosOnline, Roberto Beijato concedeu ao Blog a seguinte entrevista:
Blog do Corretor:
É Roberto Be…
Roberto Beijato:
Beijato. Aquilo que você faz com a tua mulher (sic), mais to. Beijato.
Blog do Corretor:
Como funciona a Corretora PlanosOnline, para o mercado e para o corretor?
Roberto Beijato:
Pois não. A PlanosOnline, como eu disse, está com a divisão de duas atividades: Uma é suporte e excelência de atendimento ao corretor e a outra é uma unidade que nós estamos criando agora que é a unidade de vendas próprias. Nós unificamos as duas unidades num único site, então hoje nós temos o site da PlanosOnline e o site Guia de Corretores, que é o suporte para corretores, ambos no mesmo banco de dados e ambos dando as mesmas informações que eu demonstrei lá em cima. Como você consultar o planos… É uma excelente ferramenta de apoio a venda ao corretor parceiro nosso.
Blog do Corretor:
O que diferencia a Corretora PlanosOnline da Victory?
Roberto Beijato:
A PlanosOnline ela nasceu (sic) porque a Vera queria criar um canal para atender o varejo. Ou seja, a venda de planos individuais, familiares e PMEs. E a Victory Consulting, ela se consolidou (sic) atendendo grandes corporações. Então hoje eu não tenho conhecimento porque eu não trabalho dentro da Victory. Mas eu acho que nós temos mais de 500 mil vidas dentro da Victory Consulting. Então, toda vez, até os planos corporativos que aparecem dentro da PlanosOnline, a gente transfere e são feitos os pós-vendas todos pela Victory Consulting. A Vera cuida da Victory e eu cuido da PlanosOnline.
Blog do Corretor:
Muito bem. E qual é o “carro-chefe” da PlanosOnline? (Pergunta mal formulada deixando o entrevistado confuso).
Roberto Beijato:
Desculpe… assim, não entendi. “Carro-chefe” em que sentido? Porque são bem diferentes, as atividades.
Blog do Corretor:
Está bem, vou modificar a pergunta. Qual é o produto mais comercializado no Grupo?
Roberto Beijato:
Produto você diz de operadora?
Blog do Corretor:
Sim.
Roberto Beijato:
Então, eu não saberia dimensionar… a gente tinha uma grande venda de Unimed… Unimed estava crescendo no mercado, agora aconteceu essa restrição, então baixou um pouco… o Grupo Amil sempre foi muito forte, sempre foi líder dentro da Victory porque a Vera é uma antecessora da Amil, trabalhou na Amil, acho que durante uns 11 anos, já há bastante tempo, então… a Amil ela sempre (sic) teve muito carinho pela Amil. Ela tem grandes contas na Amil, eu vendia bastante Amil no Centro, também. Então, assim, das grandes operadoras a gente tem um mix e eu não saberia dizer exatamente o forte é esse ou aquele. É um mix mesmo.
Blog do Corretor:
E quanto aos planos por adesão, vocês comercializam?
Roberto Beijato:
Então, nós começamos recentemente a trabalhar os planos por adesão para poder dar o atendimento completo. A gente sempre teve assim uma certa reclamação dos corretores: “Ah, eu entrego tudo aqui, mas planos por adesão eu sou obrigado a sair daqui… é chato, não sei o quê”. Mas não era o nosso foco. A gente nunca foi muito assim… de vender plano por adesão. Eu não tinha. Então, agora, recentemente, a gente mais uma vez para atender os anseios do corretor, a gente tem todos os planos.
Blog do Corretor:
Você já era um homem de mercado ou veio por causa da Vera?
Roberto Beijato:
Não. Na verdade eu trabalhei a maior parte da minha vida no ramo de construção civil. Cheguei a ter uma empresa de construção civil, tive mais de 260 funcionários, mas aí nós fechamos e eu ia partir para outra atividade, mas graças ao meu cunhado que me apresentou a Victory na época… que ele falou que eu tinha um network bom, então ele me convenceu a vir vender planos empresariais para a Victory.
Blog do Corretor:
E isso faz quanto tempo?
Roberto Beijato:
Foi em 2003, isso. Setembro de 2003, para ser mais preciso. Então, tem nove anos (sic).
Blog do Corretor:
Então, você já está há nove anos no mercado de planos de saúde. Está melhor agora?
Roberto Beijato:
Na verdade, eu acho que quando eu entrei, eu peguei o finalzinho da época em que as seguradoras vendiam planos individuais, então tinha uma movimentação muito grande… então eu acho que era assim… o rescaldo daquela época áurea. Mas eu acho que eu não peguei essa época áurea assim. Eu peguei um pouco… já com as operadoras querendo restringir… já tinha a lei 9656 em vigência, então não tava um mercado (sic) tão aquecido. Mas eu ouço o pessoal mais antigo falar que o mercado antigamente era florescente, todo mundo ganhava dinheiro, agora está um pouco mais restrito.
Blog do Corretor:
Você, como um homem formado em Economia, você é formado em Economia, não é?
Roberto Beijato:
Sim, sou formado em Economia.
Blog do Corretor:
Você se sente um expert no mercado de planos de saúde?
Roberto Beijato:
(Roberto dá uma lição de humildade) Eu não diria que sou um expert porque o mercado é muito complexo. Então às vezes eu estou conversando com um cliente, eu vou acompanhar o corretor numa visita, então o cliente faz uma pergunta eu fico pensando: “Puxa, como é que ele achou uma pergunta que ainda não apareceu”! E isso acontece quase que todo dia. É comum. O mercado é bastante dinâmico.
Blog do Corretor:
Muito obrigado pela entrevista e muito sucesso. Mais ainda.
Roberto Beijato:
Imagina, eu é que agradeço (sic). Muito obrigado por nos prestigiar. As portas estão abertas para você aqui, sempre que precisar.
Blog do Corretor:
Muito obrigado.