O fogo que aquece e que salva uma vida é o mesmo que mata, se para este fim o calor das suas chamas for utilizado.
.
Observando a Natureza, é possível compreender a assertiva embasada no Racionalismo de São Tomás de Aquino, René Descartes e Baruch Spinoza (Século XVIII) – que utilizaram o raciocínio dedutivo como base de seus sistemas filosóficos. Logo, o mal não existe.
.
Podemos, pois, afirmar que o bem é a matéria prima do mal?
.
Este, assim como a ética de Renan Calheiros – ex-ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso e agora recém eleito Presidente do Senado Federal -, não é um objetivo em si mesmo, mas algo criado por nós a partir do bem.
Ave ou réptil
.
Nesta semana que passou o mercado de planos de saúde foi surpreendido por uma medida estatutária de um Sindicato legalmente constituído e que se apresenta como defensor dos direitos e deveres dos Corretores de Planos de Saúde e Odontológicos do Estado de São Paulo, o Sincoplan.
.
Por falta de comunicação ou por não conhecer as reais intenções daqueles que estão por trás dessa suposta ideologia sindical, o mercado preferiu deixar que os neolulistas provassem sua capacidade de subsistir. É assim que funciona.
.
Nenhum cérebro notável insurgiu, nesse ínterim.
.
Nenhum criativo e democrático projeto foi proposto ao mercado pelo novo sindicato. Muito pelo contrário, as armas utilizadas para dizer eu estou aqui foram as de sempre: alguns benefícios para associados comum a qualquer sindicato e a diligência que pegou as Corretoras de surpresa.
.
Sentindo-se preterido e amargando certo complexo de rejeição, o Sincoplan, finalmente, teve o seu dia de glória.
.
Bastou mergulhar no fosso criado entre o corretor de planos de saúde e a sua (in)existência legal, e a entidade de classe encontrou inúmeros motivos que o fizeram existir.
.
Para atender as exigências do Sincoplan, entretanto, o mercado terá de se reinventar e isso pode ser muito bom para todos.
Por outo lado, a obrigatoriedade de contribuição sindical, recolhimento de taxas, emissão de nota fiscal pelos corretores às Corretoras, tudo isso, somado à instabilidade econômica do corretor de plano de saúde…
.
Futuro, teu nome é mudança(!).
.
Não faremos aqui nenhum juízo de valor da atuação desse sindicato, até porque ele mal começou a atuar, pelo contrário, damos-lhe as boas vindas, torcemos para que a sua existência seja profícua para o mercado e colocamos o Blog do Corretor à disposição para que a sua diretoria mostre a sua cara e, falando diretamente para o corretor, diga o que está saindo de dentro desse ovo que acaba de irromper.