Paciente com câncer recebe prótese customizada em uma cirurgia realizada na Rede D’or

Jose Anderson

Jose Anderson

Por Fernando Gomes | Jornalista

No final de maio deste ano, dia 22, dois médicos operaram na Rede D’or um paciente com carcinoma escamoso (tumor maligno). Segundo os médicos, a operação é ilustre e consiste numa prótese feita de titânio na mandíbula do paciente.

A lesão ocupava todo o lado direto da mandíbula. Para devolver função e estética, foi planejada e implantada uma prótese customizada (feita sob medida) para o paciente.

Os responsáveis pela operação foram o médico Dr. Ullyanov, especialista formado pelo INCA e doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina USP, e o Dr. Leonardo Peral, especialista em cirurgia buco maxilo facial, formado na UFRJ.

Segundo tipo de câncer mais comum do mundo, o carcinoma de células escamosas surge na camada mais superficial da pele e geralmente aparece nas regiões do corpo mais expostas ao sol, como braços, pernas, rosto e pescoço.

Toda a prótese foi desenhada virtualmente, de acordo com as necessidades anatômicas do paciente. O modelo é feito de titânio e cromo cobalto na mandíbula e titânio e polietileno poroso de alta densidade na fossa.

Próteses

Outrora disponíveis somente em valores exorbitantes, as próteses são cada vez mais acessíveis ao público. Um exemplo são as próteses 3D. O supervisor do projeto dos Médicos Sem Fronteiras, Samar Ismail, disse que as próteses em 3D são mais rápidas de serem produzidas além de muito mais baratas. O preço de um membro feito na impressora 3D é aproximadamente US$ 30, enquanto o de próteses convencionais começa em US$ 200 e chega a milhares de dólares.

Os dois médicos responsáveis são especialistas na operação e possuem mais de 20 anos de experiência no manuseio e planejamento de próteses.

Operações com próteses no Brasil

Em constante aumento nos países desenvolvidos, o uso das próteses customizadas no Brasil ainda não é comum. Principalmente quando falamos do plano de saúde pública: em média, 522 mil pessoas têm câncer por ano no país.

“Acredito que a melhor alternativa para cirurgias de tumores é a tecnologia. Para reconstrução, as próteses feitas por meio de impressão 3D já são uma realidade no mercado, mas precisamos tornar isso um pouco mais acessível para a população também”, comentaram os doutores Ullyanov e Leonardo Peral.

O tumor maligno foi retirado com sucesso e o paciente está estável, sem nenhum risco. Ele segue bem e estável.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!