Qualicorp aposta em políticas afirmativas para inclusão da comunidade LGBTQIA+ na empresa

Moderador

Moderador

Censo interno mostra que 12% dos colaboradores da Quali se declaram pertencentes ao grupo; companhia quer garantir visibilidade e promover a equidade

Por Qualicorp | VTN Comunicação

SÃO PAULO – A Qualicorp, maior plataforma de escolhas de planos de saúde do Brasil, preparou uma série de ações com o mote “Motivos para se orgulhar” para celebrar o mês do Orgulho LGBTQIA+. O período é marcado por manifestações em apoio à luta contra o preconceito e celebração da diversidade. A agenda foi preparada pelo grupo Diversicolors, responsável pela promoção dos direitos e respeito à comunidade na Companhia.

Durante o mês, será realizada uma roda de conversa sobre o envelhecer sendo uma pessoa LGBTQIA+; letramento sobre o papel da música na comunidade com lançamento de uma playlist interna; e um CinePipoca, evento gratuito e aberto ao público, com exibição de curtas sobre o tema na Qualicity, espaço da empresa no Centro Histórico de São Paulo.

Segundo Censo de Diversidade realizado internamente pela Qualicorp, entre março e abril deste ano, 12% dos respondentes (de um total de 2.500 colaboradores) se declaram membros da comunidade LGBTQIA+ e, deste percentual, 0,4% são pessoas transexuais. Para acolher esse público, a empresa tem investido em iniciativas voltadas para promover a conscientização, respeito e pluralidade entre os Qualis – como são chamados os colaboradores da companhia.

Entre esses Qualis está o assistente administrativo, Felipe de Oliveira Passuello. Com um ano recém completado na empresa, ele se sente à vontade para compartilhar com os colegas sua história de descoberta e aceitação como pessoa transgênero. “Foi um processo bastante conturbado até conseguir tratamento psicológico e hormonal pelo SUS e, finalmente, me reconhecer como pessoa e aceitar meu próprio corpo”.

O acolhimento e empatia da Qualicorp, segundo Passuello, ocorreu desde seu processo de recrutamento, que relata ter sido uma experiência positiva. “Foi a primeira vez em que participei de uma seleção afirmativa para pessoas trans. Hoje trabalho com uma equipe maravilhosa em que sou extremamente acolhido e respeitado. Ingressar na Quali me fez entender o quanto merecemos ocupar cargos e locais que antes não poderíamos por falta de inclusão profissional”, destaca.

Ampliar espaços e dar visibilidade e voz aos colaboradores membros da comunidade LGTBQIA+ são premissas da Quali para promover a equidade e atrair talentos como Passuello. Para isso, desde o início de 2022, o Diversicolors surgiu com o objetivo de desenvolver ações planejadas para trazer ainda mais conscientização e pluralidade para a Companhia. O grupo tem atualmente 17 participantes, além de um líder, um embaixador e um sponsor – pessoa responsável por apadrinhar as iniciativas e incentivar que outras participem.

Ricardo Dornellas, gestor da Gama e Connectmed, empresas do grupo Qualicorp, tem quatro anos de tempo de casa e, tendo em vista seu entusiasmo por políticas e ações corporativas de inclusão, tornou-se padrinho do Diversicolors. Como homem cis e gay, ele afirma entender os desafios que seus colegas enfrentam devido à dificuldade da autoaceitação e ao preconceito.

“Nos anos 90, quando ingressei no mercado de trabalho, ainda não se falava nos benefícios da diversidade. Com a autoestima abalada, mesmo tendo conhecimento e saber que poderia contribuir com o negócio das empresas em que atuava, eu tinha um imenso bloqueio em me posicionar nas reuniões. Nunca falei sobre minha vida pessoal para os colegas de trabalho, mas aqui me sinto à vontade para fazer isso”, conta.

Para Dornellas, as políticas e ações corporativas de inclusão postas em prática pela Quali promovem impacto positivo e salvam vidas dentro e fora da empresa. “Vivenciar estas iniciativas traz acolhimento para os grupos minorizados e conscientização para as pessoas heteronormativas. São exemplos que elas levarão para o ambiente familiar e que as farão repensar seus relacionamentos”.

Alessandra Dias é analista de projetos e processos da Gama há dois anos e três meses, e conta que percorreu um longo processo para chegar à aceitação de sua identidade. Criada por uma avó conservadora, passou a adolescência questionando sua orientação sexual, chegando a se casar com um homem, relacionamento que gerou uma filha. Hoje, casada com uma mulher, ela destaca a importância de compartilhar seus sentimentos com pessoas próximas e de confiança, assim como receber apoio dessas pessoas para seu processo de aceitação.

“Decidi ser feliz. Sou ativista da causa LGBTQIA+, tento trazer de forma leve que as pessoas merecem e precisam de respeito. Toda forma de amar é válida e cabe a cada um respeitar”. Neste sentido, a profissional conta sobre a sensação de acolhimento que encontrou na Quali. “Percebo que as pessoas não se importam com o que eu sou, com quem me relaciono e como me relaciono”.

Para ela, políticas e ações corporativas de inclusão “têm um impacto profundo na vida das pessoas LGBTQIA+, proporcionando um ambiente de trabalho seguro, igualdade de oportunidades, melhora na autoestima e bem-estar, fomento da diversidade e contribuição para a transformação social”.

A diversidade na Quali

Desde março de 2022, a Quali passou a ter uma equipe multidisciplinar dividida em quatro grupos: gênero, raça e etnia, PcD e LGBTQIA+.

O Diversicolors foi nomeado o grupo em prol dos direitos e respeito à comunidade LGBTQIA+, promovendo discussões constantes de letramento para os Qualis sobre todas as letras da sigla que representa a comunidade e o entendimento de recortes que formam a sociedade. O grupo atua com ações durante todo o ano, mas em especial no mês de junho, promovendo uma série de atividades para marcar o mês e reforçar o posicionamento da Companhia como defensora da causa.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!