Ronaldo Bispo da RSim: Uma Jornada de Superação e Fé

Moderador

Moderador

Ronaldo Bispo, como já contei aqui, não teve uma vida fácil. Vendeu gravatas de porta em porta, vendeu balas no trem, construiu um pé de meia, faliu, mas o jovem que quase perdera a vaga de um emprego em um banco por ter o rosto marcado por espinhas, não acreditou nem por um momento que o seu destino estava reservado a uma vida severina.

Ronaldo estava em constante contato com Deus e entendia Sua mensagem até mesmo no simples pousar de uma borboleta no para-brisa de seu carro, do qual teria de se desfazer para pagar as dívidas que se acumulavam a cada boleto vencido. “Sentia-me como um Jó de quem Deus tirou tudo, e mesmo assim ele nunca perdeu a fé”, diz recorrendo a um versículo da Bíblia.

Mas tudo passou e hoje Ronaldo Bispo, sua mulher, seus dois filhos, as noras e um pequeno exército de colaboradores, fazem da RSim Consultoria uma corretora capaz de despertar a atenção das operadoras, das seguradoras e da concorrência.

Há um ano, mais ou menos, tive a satisfação de comparecer à inauguração das novas instalações da RSim em um moderno edifício em Alphaville. A união da família e dos funcionários estava erguendo uma pequena fortaleza. “Hoje, estamos nesse conjunto comercial, amanhã poderemos alugar o andar inteiro, depois até comprar o prédio”, disse confiante, enquanto a minha mente [limitada] duvidava.

Mas estar ali a trabalho também foi um grande aprendizado para mim. Aquele homem que no início de sua jornada parecia ter o mundo contra ele era agora um exemplo de superação. Retornando para casa, não parava de pensar na força, na união daquela família e na crença que eles têm de serem o que quiserem ser.

Voltei revigorado!

No último dia 13 de setembro, retornei a Alphaville para a inauguração de mais um conjunto comercial. Ainda não é o andar inteiro, mas Bispo interpretou mais uma mensagem, a partir de um comentário que fiz no PodSim (vídeocast do Blog) e encontrou no mesmo prédio exatamente o espaço que estava precisando para acomodar o administrativo da RSim, que cresce em receita e estrutura.

Percebi naquele evento do dia 13 que havia razões para a ampliação da estrutura da corretora que passaria a receber um número bem maior de parceiros.

Compareceram ao evento executivos da Porto Seguro, Bradesco Seguros, Omint, Sami, Amil, entre outras.

Os destaques ficaram por conta de Débora Oliveira, que veio representando a operadora Alice, e Alexandre Coelho, que nem bem chegara de viagem, levou seu prestígio ao evento da RSim. Coelho estava acompanhado de Jonatas Cordeiro e ambos representavam a Allcare.

Ao lado da mulher e dos filhos, Ronaldo Bispo deu boas-vindas a todos, agradeceu a presença, fez um arrazoado de sua trajetória e sob aplausos revelou com entusiasmo o que havia motivado a dar mais aquele passo.

Bianca Basili, uma das noras do casal, e Bruna Macedo, gerente comercial da RSim, em nome de todos os funcionários, aproveitaram a ocasião para expressar a profunda gratidão de uma maneira criativa e inusitada. Após a leitura de um pequeno texto em forma de poema, as jovens presentearam Ronaldo e Simone com um quadro que elas mesmas pintaram. A tela, uma obra de arte significativa, reune várias mãos espalmadas, simbolizando as mãos de todos os funcionários que contribuem para o crescimento e sucesso da RSim. Rapidamente, o quadro preencheu um espaço na parede que parecia aguardar a chegada da obra.

No final, já sem a presença dos convidados, sugeri que a família me concedesse uma breve entrevista. Fui conduzido ao andar superior e, na mesma sala que ficou pequena para a RSim, sentamo-nos à mesa: eu, Ronaldo Bispo (pai), Gustavo Bispo (filho), Simone Sena (mulher) e Júnior (o filho caçula).

Crescemos na pandemia com o modelo híbrido e mais ainda quando decidimos por essa estrutura, porque vieram mais corretores e precisamos contratar mais funcionários”, diz Ronaldo ao ser indagado a respeito da necessidade de mais um espaço. “Pensei na possibilidade de ser um exagero pretender mais um espaço, mas o start foi aquela palavra sua lá no seu podcast. Quando você comentou sobre nós, eu senti como se fosse Deus falando para mim assim: ‘Mova-se’! Então eu saí de minha tenda, fui procurar e encontrei o lugar certo, o tamanho certo e a pessoa certa. A bênção nos acompanha e Deus usou você”, regozija-se.

Ronaldo Bispo, que tem 19 funcionários, entendeu o meu comentário no PodSim como uma mensagem de Deus, um ‘vai na fé’. Ele encontrou no mesmo prédio um conjunto comercial com 18 lugares e uma sala. E o valor do aluguel ainda era mais atrativo do que aquele que ele paga atualmente. Não há como não ficar impressionado!

Simone Sena, uma das colunas que formam a estrutura dessa família extraordinária, também atribui a Deus tudo de bom que tem recebido da vida, após atravessar um árduo deserto. “Eu recebo tudo o que Deus tem feito em nossa vida como Graça. Do ano passado até agora, período em que estávamos pensando em alugar esse novo conjunto, eu vejo que foi Deus que nos fez quebrar a timidez e dar mais um passo de ousadia”, diz corroborando com o que declarou o marido.

Gustavo Bispo não é o filho pródigo, mas o primogênito da família. Aquele que todo pai gostaria de ter. Em perfeita sintonia com os demais membros da família, Gustavo se sente abençoado. “Às vezes a gente quer as coisas de forma rápida, mas está nas mãos de Deus e elas vêm na hora certa. Estamos felizes e agradecidos com as bênçãos que temos recebido”, diz quando peço para ele definir aquele momento.

Junior, o caçula, além de ser corintiano roxo, também reúne qualidades que fortalecem e complementam a força e a união da família Bispo. Quase sem saber muito bem o que perguntar para Júnior, fomos todos surpreendidos com as suas revelações, ao questionar suas lembranças do tempo em que a vida era difícil. “Eu lembro, sim. Lembro até que um dia eu pedi a minha mãe para ela me levar ao McDonald’s, mas ela dizia que só podia me levar no meu aniversário. Eu não conseguia entender por que tinha de esperar tanto tempo. Não entendia que era pela falta de dinheiro que eu não podia ir ao play center. Lembro ainda que um dia ela me abraçou por trás, me deu uma nota de R$ 100,00 e disse que eu podia ir. Lembra, mãe?” Indagou, olhando para Simone que estava ao seu lado.

Por alguns segundos, Simone Bispo permaneceu com os olhos fixos em algum objeto que estava sobre a mesa e um silêncio perturbador permeou a sala. E enquanto aguardávamos a resposta de Simone, ela abaixou a cabeça, enquanto seus cabelos lisos e bem tratados cobriram seu rosto como uma cortina, impedindo que víssemos uma, duas ou três lágrimas escorrendo pelos seus olhos. Olhos esses que visualizavam as lembranças de um tempo em que ela teve de ser muito mais forte do que é hoje.

A emoção de Simone foi contagiante e seria impossível não atingir a todos. Inclusive a este missivista que teve de lembrar que o jornalista não deve se envolver com a emoção do entrevistado assim como o médico não deve sofrer com a dor do paciente.

Recompomo-nos todos e voltamos a sorrir e após um chá, servido por Simone, encerrei aquele encontro inesquecível. Mas não antes de aceitar uma oração ministrada por Ronaldo Bispo e Simone Sena.

Essa família é mesmo uma bênção.

Ainda choram, mas agora é de felicidade!

Veja as fotos na Galeria de Imagens.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

4 comentários em “Ronaldo Bispo da RSim: Uma Jornada de Superação e Fé”

  1. É sempre um prazer recebê-lo em nossa empresa Manu, assim como o seus textos extraordinários, sua presença se torna imprescindível em um momento de confraternização e alegria, o ambiente pede isso. Espero sempre reencontra-lo em momentos oportunos, abraços!

    1. Claudete Costa Dias

      Que matéria maravilhosa, o melhor é fazer parte dessa história linda que Deus escreveu! Ronaldo e Simone um exemplo de fé, garra e determinação! Cada dia aprendo mais e mais! Sei que Deus tem acrescentar muito mais a essa empresa e essa família, pois seus conceito de integridade, suporte e amor ao próximo são insuperáveis!
      Participando dessa reunião me recordo da palavra que o Ronaldo falou no final: ” Vamos aplaudir essa conquista ” mas eu me atrevo a mudar em: Vamos aplaudir “mais essa conquista” pois sei que muitas virão! Obrigada Manu por descrever e publicar esse momento tão importante e maravilhoso para nós, vc é sensacional!

  2. Franciso M. Pereira

    Um exemplo de superação, pelo que li o Ronaldo passou um mal bocado na vida, né?? E agora tá colhendo os frutos do trabalho onesto. Essa é a recompensa para quem é onesto e crer em Deus, parabens.
    Francisco Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!