Nesta segunda-feira, 29 de novembro, às 10h30 (horário de Brasília), a Zurich participa do painel: "Desafios que as companhias de seguros enfrentam na luta contra a mudança climática e a importância da iniciativa Emissões Zero em CO2" (em tradução livre). Quem representará a seguradora será Roberto Hernández, que é Diretor Executivo de Seguros Corporativos da Zurich no Brasil.
O evento, que faz parte do webinar UNEP FI'S NET-ZERO FINANCE ALLIANCES, é promovido pelo United Nations Environment Programme Finance Initiative (UNEP-FI), braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para as questões de clima, focado no setor financeiro e que conta com mais de 400 membros, entre seguradoras, bancos e investidores. A Zurich é uma das oito seguradoras que fundou o grupo que dá nome ao painel, o Net-Zero Insurance Alliance (NZIA), que reúne as principais seguradoras e resseguradoras globais, focadas em fazer a sua parte na aceleração da transição para economias com emissões líquidas zero.
"Para a Zurich é sempre importante discutir as questões voltadas à sustentabilidade, assim como oferecer ao mercado soluções em produtos e serviços com essa proposta, pois nossa ambição é nos tornarmos uma das empresas mais responsáveis e de maior impacto do mundo. Tanto que em 2019 aderimos à Net-Zero Asset Owner Alliance e vimos fazendo investimentos globais nesse sentido que deveriam totalizar US$ 5 bilhões até 2022 – meta superada em 2020, quando registramos US$ 5,8 bilhões", comenta Roberto.
Ele conclui: "Fomos a primeira seguradora a se inscrever no Business Ambition, também em 2019, com o objetivo de limitar o aumento da temperatura média global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais – que é um ponto central do painel que vou participar. Não por acaso, lançamos às vésperas da COP26 o relatório "Podemos juntos limitar o aquecimento global a 1,5°C?", documento que traz o contexto atual dos temas sociais, ambientais e econômicos relacionados às mudanças climáticas, com sugestões e direcionamentos de como frear os impactos dessas transformações no planeta Terra".