RIO DE JANEIRO – O Grupo Icatu Seguros, líder entre as seguradoras independentes de Vida, Previdência e Capitalização, assinou nesta segunda-feira, 13, acordo para a aquisição da carteira de capitalização da SulAmérica. O negócio inclui ainda a compra das ações da SulAmérica na CaixaCap, na qual a Icatu aumenta a sua participação de 24,5% para 49%, o que reforça o compromisso da companhia com a Caixa Econômica Federal.
A efetivação da operação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).
No segmento de capitalização, a SulAmérica atua nas modalidades incentivo e instrumento de garantia e, em 2018, somou R$ 737 milhões em arrecadação. O acordo preserva as condições contratadas pelos atuais clientes da SulAmérica.
O negócio consolida a participação da Icatu neste segmento com a 4ª posição no ranking de faturamento de empresas de capitalização no país e uma arrecadação de aproximadamente R$ 2 bilhões, com base no faturamento de 2018.
O movimento segue em linha com a estratégia da Icatu de expandir sua participação em todas as linhas de negócio em que atua. Para Luciano Snel, presidente da Icatu Seguros, "a aquisição amplia nossa posição no mercado de capitalização e na oferta de produtos e soluções sob medida. Seguimos interessados em avaliar oportunidades de crescimento e que gerem valor para nossos clientes, seja com novas empresas ou parceiros atuais".
Entre as movimentações recentes neste segmento, a Icatu, que já é sócia do Banco do Brasil e da Caixa Econômica em capitalização, se uniu ao Banrisul na criação da Rio Grande Capitalização para a venda de seus produtos nos canais de distribuição do banco. Em 2018, a Icatu comprou a totalidade dos ativos e as operações da Cardif Capitalização no Brasil.
"O grande foco da carteira da SulAmérica é o instrumento de garantia para o mercado imobiliário, modalidade com a qual estamos muito otimistas para os próximos anos, principalmente com as mudanças trazidas pelo novo marco regulatório", destaca Marcelo Oliveira, diretor de Capitalização da Icatu Seguros. "Tivemos um crescimento de 14% em faturamento no último ano e nossas expectativas são muito positivas para 2019. Estamos encerrando o 1º trimestre com um avanço de 18% em relação ao mesmo período do ano passado", conclui.