Programas de telepsicologia vêem se tornando aliados das operadoras de saúde e empresas a melhorar qualidade de vida de beneficiários e colaboradores e reduzir custos assistenciais
Por Allcare
O mês de setembro está acabando e, com ele, a campanha Setembro Amarelo. Porém, a atenção à a saúde mental da população continua intense, especialmente no ambiente de trabalho, com operadoras de planos de saúde e empresas buscando soluções para a questão. Hoje, o Brasil ocupa uma posição indesejada no ranking mundial de estresse e esgotamento profissional, com 86% da população enfrentando algum tipo de transtorno emocional, ocasionando afastamentos por motivos psicológicos, que cresceram 38% nos últimos anos. Esse cenário passou a exigir das operadoras de planos de saúde respostas inovadoras nos cuidados com a saúde mental.
Para enfrentar o problema de maneira eficiente, a aposta em soluções digitais, como a telepsicologia, torna-se decisiva para o sistema de saúde suplementar. Operadoras e empresas que já oferecem o modelo garantem que os retornos são concretos e não apenas financeiros, em função da redução de afastamentos, mas também em fidelização e valor percebido pelos usuários.
A Dr.Online, empresa nativa digital, que surgiu com a telemedicina no DNA, mostra que é possível oferecer cuidado de qualidade em larga escala, com agilidade, protocolos clínicos bem definidos e centralidade no usuário. “Nós consolidamos soluções que hoje estão maduras para apoiar operadoras de saúde na implantação de programas estruturados que encurtam o caminho entre a intenção e o impacto real, trazendo interoperabilidade de sistemas, escalabilidade e experiência de cuidado já testada em situações-limite”, explica a gerente de Saúde Mental da Dr.Online, Flávia Aquino.
A person smiling at the camera Description automatically generatedO programa de Saúde Mental da Dr.Online conta, por exemplo, com o serviço de teleacolhimento psicológico 24 horas, que garante orientação emergencial, psicoeducação e encaminhamento para acompanhamento contínuo. “O atendimento online oferece acolhimento imediato e seguro, com suporte de profissionais qualificados em situações de ansiedade, crises emocionais ou estresse agudo”, conta Flávia. Ela faz questão de ressaltar que “a saúde digital não surge para substituir o vínculo humano, mas pode ampliar as possibilidades de que ele aconteça, de forma ágil e no momento certo”.
Para as operadoras de saúde e empresas, além de reduzir despesas com atendimentos presenciais de urgência, a telepsicologia fortalece a prevenção, melhora a experiência do usuário e contribui para ambientes de trabalho mais saudáveis. “Nosso compromisso é transformar a experiência de cuidado em saúde, unindo tecnologia, ciência e humanidade”, conclui Flávia.
Flávia Aquino é gerente de Saúde Mental na Dr.Online