Qualquer profissional, que pretende se organizar enquanto categoria, primeiro luta pela sua regulamentação para somente depois criar o seu sindicato.
O mercado de planos de saúde, conhecido por funcionar há 40 anos, “de qualquer jeito”, criou, também, “de qualquer jeito”, o seu sindicato, já que não regulamentou a categoria antes de criar a sua entidade sindical.
Isto, por si só, já seria motivo suficiente para questionamentos, não fossem as variantes desse processo nebuloso e já discutidas aqui, além da recente revelação que somente aumentou as nossas dúvidas.
Analisando um documento oficial, emitido pelo Ministério do Trabalho, que define a categoria para a qual foi criado o Sincoplan, observamos que o referido sindicato representa – segundo o próprio documento revela -, a Categoria de Corretores de Planos de Saúde Médicos e Odontológicos, toda pessoa física sem vínculo empregatício, ou seja, autônoma com inscrição na prefeitura municipal ou com firma individual e os trabalhadores corretores com atividades relacionadas no setor (…)
Dúvida, dúvida, dúvida…
A quem pertence a CLT, então?
Seria ao Sindicato dos Profissionais Liberais?
Seria aos Securitários?
Seria, ainda, ao Sindicato dos Vendedores Domiciliares?
Seria ao Sincoplan?
Ou seria ao chamado Sindicatão?
Fica aqui a pergunta que não quer calar para uma dúvida que não foi até hoje esclarecida.
Para visualizar o Extrato do Cadastro em PDF, emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, CLIQUE AQUI.
E colecione mais dúvidas!