Unimed-Rio incorpora carteira da Golden

agenciaweber

agenciaweber

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica deu sinal verde à Unimed-Rio para concluir a compra da carteira de planos de saúde individuais e familiares da Golden Cross, tanto médicos quanto odontológicos.

O “Diário Oficial da União” desta quarta-feira informa que a operação, cujo contrato foi firmado em junho deste ano, foi aprovada sem restrições pela Superintendência Geral do órgão de defesa da concorrência.

A Golden continuará operando sua carteira de planos coletivos, empresariais ou por adesão, também médicos e odontológicos.

Em sua análise, o Cade considerou o impacto nos municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias, ambos do Estado do Rio de Janeiro. Essas são as áreas onde a operação muda a concentração do mercado dos tipos de plano que foram objeto do negócio, ou seja, os individuais e familiares apenas.

Em Duque de Caxias, mesmo subindo, a participação de mercado da Unimed-Rio continuará na faixa de até 10% tanto para planos médicos quanto para odontológicos. O mesmo ocorrerá no mercado de planos individuais/familia res odontológicos no Rio de Janeiro, informa a superintendência do Cade no parecer que subsidiou a decisão.

O impacto mais relevante será no mercado de planos individuais/familiares médicos no Rio de Janeiro , onde a fatia da Unimed-Rio, até então mais próxima de 20%, subirá para um patamar mais perto de 30% (o Cade não informou percentuais exatos).

O órgão de defesa da concorrência decidiu aprovar a operação mesmo assim por entender que não haverá falta de competição diante da existência de concorrentes com participações consideradas importantes, a exemplo da Amil/Amico (mais de 20%), do Grupo Hospitalar do Rio de Janeiro (mais de 10%), da Memorial Saúde (mais de 5%) e da Bradesco Saúde (mais de 5%).

Com a aquisição, a Unimed-Rio reforça sua posição de liderança, mas “não inviabiliza uma rivalidade de mercado”, conclui o parecer.

.
Por: Mônica Izaguirre

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!