Com base em um boato que circulou nas Redes Sociais envolvendo a Equipe de Vendas Interna da Qualicorp, alguns leitores recorreram à credibilidade do Blog do Corretor para saber se havia algum fundo de verdade nas informações que, por envolverem o nome de uma empresa de sucesso, se propagaram feito erva daninha.
A informação – que teve origem a partir de uma negociação frustrada entre um vendedor e o seu cliente – dizia que a Equipe Interna da Qualicorp estaria praticando uma espécie de concorrência desleal com o Canal Externo, pois estaria “isentando a taxa (sic) de adesão dos planos coletivos por adesão para os clientes que entram em contato direto com a empresa”.
A irresponsabilidade do autor do factoide vai além, quando acusa ainda a Equipe Interna da Administradora de realizar as vendas pela internet envolvendo inclusive a Declaração de Saúde, que, conforme as regras da ANS, deve ser preenchida e assinada pelo proponente titular da apólicie.
Diante da gravidade das acusações do vendedor, o Blog do Corretor, comprometido com as práticas do bom jornalismo, como sempre faz, quis ouvir o outro lado.
E ouviu.
Comemorando o recorde histórico de vendas nos meses de setembro, outubro e se repetindo em novembro, consequência da bem sucedida parceria da Qualicorp com as Corretoras de São Paulo e do Interior, o Departamento Comercial não só recebeu o Blog do Corretor como esclareceu o que segue:
Da taxa de isenção:
Não é de hoje que a Qualicorp isenta a taxa de adesão dos seus antigos ou ex-associados que pretendem mudar de operadora ou retornar ao plano que por algum motivo fora cancelado. Esta foi uma prática adotada pela Administradora desde sempre. Acerca de quatro meses, entretanto, a Qualicorp mudou as regras e permitiu que os corretores do mercado cobrassem a taxa de adesão desses clientes.
Com a derrocada da Unimed Paulistana, o espaço de atendimento ao público da Administradora ficou lotado de clientes da Cooperativa, pleiteando uma transferência para a Unimed-FESP ou para outra operadora. Foi aí, então, que a Qualicorp decidiu voltar a abonar a taxa de adesão desses clientes. Trata-se portanto de uma gentileza, um bônus, como forma de amenizar o drama pelo qual eles estão passando. Somos todos espectadores do sofremento dos associados da UP. Nada tem a ver com a “criação de um novo concorrente” como acusou o vendedor;
Do preenchimento eletrônico:
A exemplo da Amil, Bradesco, CNU (Adplan) e de outras Administradoras, a Qualicorp está desenvolvendo uma espécie de projeto piloto. Algumas vendas estão sendo realizadas pela internet, sim. Isto é o futuro(!) O Diretor Comercial da Pluriclub, Jorge Sogayar Jr., em entrevista a este Blog, revelou o investimento em tecnologia afim de adotar este mesmo sistema na empresa dele.
A Declaração de Saúde (DS), todavia, é um processo à parte. O cliente, atendido pelo corretor interno da Qualicorp, recebe o arquivo da DS por e-mail, preenche, imprime, assina e envia para o corretor. Isto, num futuro breve, será uma prática comum no mercado. Todo o Canal Externo que aderir a essa tecnologia poderá fazê-lo. Não se trata, portanto, de uma procedimento que vai de encontro às regras da ANS, tampouco de concorrência desleal; muto menos algo que traga prejuízo aos demais corretores do Canal Externo. Estes, muito em breve, se renderão a essa tecnologia e terão de fazer o mesmo.
O vendedor que utilizou informações confusas nas Redes Sociais com o fito de se promover, acabou dando um tiro no pé.
Seria interessante que o moço ouvisse Jorge Bem Jor que em sua música diz:
“Se o malandro soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só de malandragem”.