ANS autoriza reajuste máximo a ser aplicado pelos planos de saúde em todo país

agenciaweber

agenciaweber


Da Redação de O Documento
.
O Procon Estadual alerta os consumidores que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fixou em até 13,57% o índice de reajuste máximo para os planos de saúde médico-hospitalares, no período compreendido entre maio de 2016 e abril de 2017. A decisão foi publicada em junho e deve atingir cerca de 8,3 milhões de beneficiários no país.

Conforme a ANS, o reajuste é válido para planos individuais e familiares contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei 9.656/98 e deve ser aplicado somente a partir da data de aniversário de contratação do plano.

A superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana, explica que será permitida cobrança retroativa para planos com aniversário de contrato em maio e junho. “Se o aniversário do contrato for em maio, as mensalidades de julho e agosto serão acrescidas dos valores referentes à cobrança retroativa. Se o aniversário for em junho, a mensalidade de julho terá o acréscimo,” detalha a superintendente. Não poderá haver cobrança retroativa para contratos com aniversário entre os meses de julho de 2016 e abril de 2017.

O consumidor deve ficar atento e observar se a cobrança com o índice de reajuste está sendo feita a partir do mês de aniversário do contrato e se o percentual aplicado é igual ou inferior ao definido pela ANS. No boleto de pagamento deverão constar informações como o índice de reajuste autorizado pela ANS, o número do ofício de autorização da ANS, nome, código e número de registro do plano, bem como o mês previsto para aplicação do próximo reajuste anual.

Somente as operadoras autorizadas pela Agência Nacional podem aplicar reajustes. Em caso de dúvida, os consumidores podem entrar em contato com a agência por meio do Disque ANS (0800 701 9656) ou pela Central de Atendimento ao Consumidor, na página da ANS.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!