Por Dino
Com uma taxa média de desemprego de 12,7% registrada em 2017, a maior da série histórica do IBGE, mais de 13 milhões de pessoas estão desempregadas. O impacto na saúde foi enorme. A parcela da população que possui plano de saúde, que já era baixa (23% dos 207,7 milhões de habitantes), apresentou uma redução de 0,59% em 2017 comparado ao ano anterior, totaliza 47,3 milhões de pessoas.
.
Quem dependia dos planos de saúde para a realização de consultas médicas, e claro, quem já não possuía esse benefício, precisou buscar alternativas mais econômicas.
.
Neste cenário começaram a surgir pelo país as chamadas clínicas populares que não param de crescer. Atenta a essa demanda da população por alternativas mais econômicas, mas que não se limite apenas ao espaço físico de algumas redes de clínicas populares, surgiu o Atendimento Já que é uma plataforma de agendamento de consultas médicas online. O serviço tem como potencial oferecer a agenda online de todos os médicos que atendem em consultórios (67% dos 422 mil médicos do Brasil) para que estes, que hoje somam mais de 280 mil profissionais, possam ser encontrados de forma inteligente por qualquer interessado.
.
O Atendimento Já é uma plataforma on-line que aproxima pacientes e profissionais da saúde de forma inteligente e personalizada, 24horas por dia, todos os dias.
.
O interessado em acessar o serviço pode utilizar o canal web (www.atendimentoja.com.br) ou baixar o aplicativo, que roda nas versões Android e iOS. O cadastro é gratuito e bem simples.
.
No Atendimento Já a comunicação acontece de forma online, realizada por meio do aplicativo ou do site, sem perda de tempo e sem a necessidade de consultar os guias médicos. A plataforma oferece vários recursos, como a busca personalizada dos profissionais de saúde cadastrados, por especialidades, plano de saúde e localização. Estão disponíveis na plataforma, médicos e outros profissionais da saúde como dentistas, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.
.
As consultas podem ser agendadas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tudo de forma automática.
.
“Os serviços contratados de forma online deixaram de ser uma tendência para se tornar uma realidade, e segundo pesquisa realizada, encontramos uma necessidade latente por parte dos pacientes em marcar consultas a noite e durante o final de semana, horários que geralmente o consultório está fechado. Com o Atendimento Já os profissionais poderão disponibilizar essa comodidade para seus pacientes”, diz Rainer Steudner, diretor executivo da SysPoints, empresa que desenvolveu e gerencia o Atendimento Já. “Quem não valoriza hoje atributos como comodidade e praticidade na hora de comprar produtos ou contratar serviços?”, diz ele.
.
Para os médicos, a vantagem do Atendimento Já é ser um novo canal de captação de pacientes, aumentando o volume de consultas, principalmente através da ativação da agenda ociosa. O médico cria o seu perfil de forma simples e rápida. Em poucos passos ele já está ativo na plataforma e aparecendo nas pesquisas, pronto para receber novos pacientes.
.
No seu perfil, o médico pode adicionar fotos do local do consultório ou clínica, especificar dias e horários disponíveis de agenda, valor da consulta e os planos de saúde que atende. A gestão é 100% do profissional. “O grande diferencial da plataforma perante os concorrentes é que o Atendimento Já não faz a intermediação de pagamentos. Desta forma conseguimos atender todos os tipos de consultas, particulares e/ou por planos de saúde. A gestão de como potencializar as suas fontes de receita fica a critério do profissional de saúde. O Atendimento Já não interfere no pagamento e em nenhum processo administrativo do consultório, tudo é realizado no consultório do médico” diz Rainer Steudner. Essas informações são administradas pelo próprio médico ou pela sua secretária de forma simples e intuitiva. Os médicos pagam apenas uma pequena tarifa fixa, pelo uso da plataforma, por consulta efetivamente realizada, e nada mais, sem burocracia. Assim que for aprovado o cadastro pelo Atendimento Já, basta aguardar o primeiro paciente.
.
Campinas, terceiro município mais populoso de São Paulo e um dos principais polos de saúde do Estado, é a cidade escolhida para o lançamento do Atendimento Já. A região tem quase 5.500 médicos registrados, o correspondente a 5 profissionais por mil habitantes. Na cidade de São Paulo, essa proporção é de 4,6 médicos por mil habitantes, segundo dados do Conselho Federal de Medicina.
.
“Estamos confiantes no sucesso da plataforma e da mudança de comportamento dos usuários na maneira de contratar serviços médicos”, diz o diretor executivo da SysPoints.
.
Controlada pela FTC Inc., sediada em Vancouver, Canadá, a SysPoints é especializada no desenvolvimento de soluções digitais sendo subsidiária de empresa canadense de capital aberto.