Certificados emitidos pela EPIMED Solutions em parceria com a Associação de Medicina Intensiva (AMIB) reconhecem UTIs que contribuem de forma diferenciada para garantir a sustentabilidade e a qualidade do cuidado dos pacientes de alta gravidade e complexidade
SÃO PAULO – Com 33 hospitais no país, o UnitedHealth Group Brasil alcançou este ano o índice de cerca de 90% de seus hospitais acreditados com os selos Top Performer ou UTI Eficiente, emitidos pela EPIMED Solutions, em parceria com a Associação de Medicina Intensiva (AMIB). Os selos são destinados a Unidades de Terapia Intensiva (UTI) que apresentam índices diferenciados de mortalidade padronizada e utilização eficiente de recursos – indicador relacionado ao tempo de internação de pacientes.
Entre as práticas clínicas e processos que validam a qualidade assistencial estão as visitas multidisciplinares, checklists, visitas de segurança (safety huddle), prevenção a infecções relacionadas a dispositivos e eventos adversos. “Esses selos reforçam o nosso compromisso diário com a segurança e a excelência de atendimento, indicando que nossas UTIs contribuem de forma diferenciada para garantir a sustentabilidade e a qualidade do cuidado dos pacientes de alta gravidade e complexidade. Investimos constantemente em treinamento de pessoas e na revisão de processos para garantir os melhores desfechos clínicos para os nossos pacientes, para que sua experiência e jornada dentro dos nossos hospitais seja a mais satisfatória possível”, afirma Taissa Sotto Mayor, diretora de Qualidade do UnitedHealth Group Brasil, grupo que integra a operadora de planos de saúde Amil e o grupo médico-hospitalar Americas Serviços Médicos.
A Epimed Solutions é a mais importante certificadora de qualidade e eficiência do atendimento hospitalar em UTI do mundo. Ao todo, a multinacional monitora aproximadamente 450 hospitais no Brasil, que concentram 1200 UTIs. Dessas, apenas 108 possuem o selo Top Performer, e outras 90 o selo UTI Eficiente, o que reflete os rigorosos critérios de certificação do órgão. O certificado Top Performer é concedido às UTIs que obtiveram os melhores resultados clínicos com alocação mais eficiente dos recursos no cuidado dos pacientes críticos nela internados. Já o certificado UTI Eficiente é concedido às UTIs que obtiveram bons resultados clínicos com alocação mais eficiente dos recursos no cuidado dos pacientes críticos nela internados.