Saúde também é papo de homem é tema de live alusiva ao Novembro Azul

agenciaweber

agenciaweber

Por Assim Saúde

A importância da prevenção e detecção precoce ao câncer de próstata, seus possíveis sinais e sintomas, e demais aspectos relacionados à saúde integral do homem serão assuntos discutidos na live “Saúde também é papo de homem”, promovida pelo Grupo Assim Saúde, no dia 25 de novembro, às 16 horas. O evento virtual faz parte das estratégias da operadora em alusão à campanha mundial Novembro Azul, que visa combater as altas taxas de mortalidade pelo câncer de próstata. O bate-papo terá como convidada a médica urologista da operadora, Paula Pereira Henriques, e será transmitido em tempo real, nas plataformas digitais da operadora (clique para acessar).

No Brasil, o câncer de próstata é responsável por 13,6 mortes para cada 100 mil homens anualmente, e a estimativa do Instituto Nacional de Câncer do Ministério da Saúde (Inca) é que mais de 65 mil brasileiros recebam o diagnóstico da doença a cada ano, no triênio 2020-2022. Para reverter esses números, a orientação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que todos os homens a partir dos 50 anos realizem o exame de PSA e o toque retal uma vez ao ano, mesmo sem sintomas, e para quem tem casos da doença na família, a recomendação para os exames de rotina cai para 45 anos.

Ao longo do mês, o Programa de Medicina Preventiva (Special Life) da operadora segue com a sua ação de sensibilização por telefone, entrando em contato um a um com cerca de 2.200 beneficiários pertencentes ao programa. Mais de 100 contatos têm sido feitos todos os dias pelos agentes de saúde para reforçar a importância da realização de exames diagnósticos e orientar sobre os cuidados preventivos à saúde.

“Todas essas ações de prevenção e promoção da saúde masculina são fundamentais para incentivar os homens a cuidarem da própria saúde e para quebrar preconceitos que possam ser presentes ainda nos dias de hoje. No caso do câncer de próstata, as chances de cura chegam a 90% quando detectado em sua fase inicial. Mas precisamos ter muita atenção para essa doença, pois ela costuma ter uma evolução silenciosa, como a maioria dos tipos de câncer. Por isso, torna-se mais evidente ainda a importância de realizar exames e o cumprimento de uma agenda de consultas médicas anuais”, destaca a gerente médica do programa, Eliane Guimarães.

“Quando o assunto é prevenção, não podemos esperar aparecer os sintomas para procurarmos ajuda médica. Temos que criar uma consciência coletiva para a mudança de comportamento nesse sentido, buscando atendimento assistencial para o diagnóstico inicial, especialmente, quando se tem um histórico de casos de câncer na família. Além disso, muitas doenças podem ser evitadas com a manutenção de hábitos saudáveis ao longo da vida, que incluem a prática regular de atividades físicas, alimentação balanceada, não fumar e não fazer uso abusivo de álcool”, alerta a gerente médica.

Serviço:

Live: Saúde também é papo de homem
Dia: 25 de novembro de 2021
Horário: 16 horas
Local: Transmissão nas plataformas digitais do Grupo Assim Saúde

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!