Por Roberta Raoupp | Grupo Assim Saúde
RIO DE JANEIRO – O Grupo Assim Saúde chega ao final de 2021 com sua rede credenciada quase triplicada no segmento odontológico em relação ao início do ano. Com a expansão, que levou assistência de qualidade a 27 municípios do estado do Rio de Janeiro, a operadora passa a ter mais de 3.200 pontos de atendimento e a oferecer uma gama de procedimentos e especialidades que vão muito além daqueles preconizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Dentre as novas especialidades oferecidas estão a ortodontia, a disfunção temporomandibular e a inclusão de próteses extra rol na reabilitação oral.
“Com o objetivo de reforçar o conceito de atenção à saúde de forma integral, a operadora direcionou seus esforços em oferecer também os serviços odontológicos em todas as regiões de abrangência dos planos médicos no estado, sendo, inclusive, uma solicitação recorrente dos beneficiários e dos corretores de saúde”, ressalta a gerente comercial de Odontologia do Grupo, Daniele Durão.
A preocupação dos gestores e especialistas da operadora com a saúde bucal não é à toa: segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado no país em 2019, 11% da população brasileira nunca tiveram uma consulta odontológica, seja por falta de informação sobre a importância dos cuidados preventivos, por dificuldades financeiras ou por receio de sentir dor. Por outro lado, a pesquisa revela ainda que apenas 15% dos brasileiros têm o hábito de visitar o dentista regularmente.
Cuidados com a saúde bucal
Para a gerente técnica de Odontologia da operadora, Vilma Rangel, o acompanhamento odontológico desde os primeiros meses do bebê é fundamental para que o dentista possa intervir, preventivamente, seja por meio de orientações aos pais quanto a higiene oral, na correção de hábitos viciosos, uso adequado de flúor e nos cuidados com os alimentos adoçados e na dieta em geral. Dessa forma, o profissional tem um panorama completo da saúde bucal do paciente em todas as idades, o que inclui a avaliação da mastigação, da fala, do alinhamento, da coloração dos dentes, dentre outros aspectos, garantindo um sorriso saudável e bonito, tão importante nas nossas relações durante a vida.
“Para trabalharmos com o conceito de saúde integral, precisamos incluir a boca entre os cuidados de saúde. A ampliação de especialidades e procedimentos pela operadora nos permite caminhar mais facilmente nessa direção, proporcionando que mais pessoas possam ter acesso aos tratamentos necessários e às ações de promoção da saúde bucal de forma individual, com foco na prevenção de doenças”, destaca a gerente técnica de Odontologia.
Vilma alerta para os necessários cuidados com a higienização, incluindo a língua, para uma dieta menos açucarada e até mesmo para os componentes da saliva. Todas essas condições são avaliadas pelo dentista e estão entre os principais fatores de risco para o surgimento de infecções gengivais e cáries dentais, que são os problemas mais frequentes nos consultórios odontológicos, mas que podem ser previníveis e controlados.
“O dente é o tecido mais resistente do corpo humano e mesmo assim muitas pessoas vem a perdê-los de forma precoce ao longo da vida. Precisamos conscientizar a população de que as doenças bucais podem comprometer o bom funcionamento também de outras partes do corpo, uma vez que os dentes são parte da mesma "engrenagem" e que os mesmos vasos e nervos percorrem todo o organismo. Por isso, quanto antes o tratamento adequado for iniciado, mais chances o dentista terá de interromper a evolução do quadro para doenças mais graves e evitar complicações sistêmicas”, reforça.
Serviços odontológicos e localidades no Rio de Janeiro
Com cinco ofertas de planos odontológicos para pessoas físicas e empresas, os beneficiários contam com diversas especialidades odontológicas, que abrangem a clínica geral, endodontia, cirurgia, odontopediatria e mais recentemente, a colocação de próteses fixas e removíveis e aparelhos ortodônticos. Os pontos de atendimento para os serviços odontológicos estão localizados nos seguintes municípios do Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaperuna, Macaé, Magé, Mangaratiba, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, São Pedro da Aldeia, Teresópolis, Três Rios e Volta Redonda.