Com informações de Júlio Filho | Seguro em Foco
CURITIBA – A falta de lideranças no setor de planos de saúde foi a responsável pelo surgimento de monstrengos que atazanaram a vida dos donos de corretoras em São Paulo, Rio de Janeiro e, certamente, pelo Brasil afora.
Não que alguns não merecessem, mas o fato é que como [não] diria a máxima atribuída a Maquiavel, “os meios não justificam os fins”. (Importante frisar que o autor de “O Príncipe” teve sua frase distorcida. “Os fins justificam os meios” não foi proferida por ele).
Mas voltemos ao mercado de planos de saúde.
Em que pese a força política de um sindicato, a atuação de uma associação tem a sua importância social. E até política.
Vimos isso com a Acoplan em São Paulo.
No Paraná, auxiliada pela experiência de Johan, presidente da Acoplan e morador de Curitiba, o mercado se uniu e criou a Apacoplan – Associação Paranaense de Corretores de Planos de Saúde e Benefícios.
A entidade é o resultado de uma associação formada pela união de corretoras de planos de saúde do Paraná e de Santa Catarina, apoiada pelas operadoras, seguradoras e tem o objetivo estabelecer uma aliança entre o canal corretor e as empresas que atuam no mercado de saúde.
Fundada há um pouco mais de quatro anos, a Apacoplan também passou pela fase de inércia, mas de 2021 para cá tomou impulso e vem se destacando na formação e qualificação dessa profissão que vem ganhando notoriedade.
Apesar do pouco tempo de atuação, a Apacoplan, formada por profissionais da área, já conta com 30 corretoras associadas. “A Associação nasceu com o objetivo de ser a ponte entre as necessidades das corretoras e das operadoras, além de desempenhar um papel importante nas informações e na divulgação do mercado de assistência médica”, ressalta Arquimedici Assis, presidente da entidade.
No último dia 30 de junho, no Auditório do Senac, Curitiba-PR, a Associação Paranaense dos Corretores de Planos de Saúde e Benefícios promoveu o evento de formatura da primeira turma (31 alunos) do Curso de Legislação para Planos de Saúde, “O curso foi criado devido a necessidade de buscar conhecimentos práticos e técnicos de nossa área, dando aos alunos o privilégio de conhecer mais profundamente sobre o segmento de assistência médica”, explica Arquimedici Assis.
Após a cerimônia de formatura, os alunos e convidados participaram de um jantar de confraternização, que teve como patrocinadores Bradesco Saúde, DentalUni, Equatorial, Extramed, GNDI, Grupo Vital, MedSênior, MedSul, MetLife, Odontoprev e SulAmérica Saúde.