Por Unimed
Como o único modelo de planos de saúde que se organiza a partir do trabalho médico, o Sistema Unimed lidera, por mais um ano, o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS 2022), avaliação oficial do setor de planos de saúde realizada anualmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Das 60 operadoras que obtiveram nota máxima no índice, 53 são Unimed. No total, 235 operadoras do sistema cooperativo se classificaram nas melhores faixas de desempenho. Esse resultado reflete o compromisso das cooperativas e empresas com a qualidade e a segurança assistencial perante os 19 milhões de clientes do Sistema Unimed em todo o país.
Além de 52 cooperativas médicas no topo do ranking, o Sistema Unimed se destacou, ainda, pela seguradora mais bem avaliada do mercado. A Seguros Unimed obteve nota máxima no IDSS 2022, com ênfase nas dimensões de Sustentabilidade no Mercado — esta também com pontuação total –, Qualidade em Atenção à Saúde e Gestão de Processos e Regulação.
Já a Unimed Odonto está entre as quatro melhores operadoras odontológicas de grande porte do país. A empresa do Sistema Unimed conquistou a faixa de excelência do índice, com desempenho superior a 85% e nota máxima nas dimensões Sustentabilidade no Mercado e Qualidade em Atenção à Saúde.
Sobre o IDSS
De acordo com a ANS, para o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar 2022, ano-base 2021, foram avaliadas 902 operadoras de planos de assistência médico-hospitalar e odontológicas, das quais 844 atenderam aos requisitos para ter sua pontuação publicizada. A nota média do setor foi de 0,8128, considerada a melhor marca desde 2013. O índice é parte do programa para induzir a qualidade do setor e ampliar o acesso a informações por parte da sociedade. A divulgação periódica também permite aos beneficiários comparar o desempenho das operadoras, fortalecendo seu poder de escolha.
Sobre o Sistema Unimed
Com 55 anos de atuação, o Sistema Unimed se destaca na liderança do setor de saúde suplementar. A marca nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje compõe um sistema de 340 cooperativas médicas, que estão presentes em 90% das cidades brasileiras e atendem a mais de 19 milhões de pessoas. A Unimed reúne 118 mil médicos cooperados, gera 138 mil empregos diretos e dispõe da maior rede assistencial do país, formada por 150 hospitais próprios e cerca de 2,5 mil hospitais credenciados, além de unidades de pronto-atendimento, clínicas e laboratórios, entre outros serviços. Toda essa operação injeta, no sistema de saúde brasileiro, mais de R$ 73,6 bilhões por ano. A Unimed também se destaca nos segmentos de planos odontológicos, seguros de saúde, vida, previdência privada e patrimoniais, na gestão de recursos financeiros, bem como na educação voltada à saúde e ao cooperativismo.