Laços Saúde utiliza modelo holandês de saúde para promover qualidade de vida e bem-estar para o público 60+

Moderador

Moderador

O método Buurtzorg preza pela independência do beneficiário, ao se fundamentar no autocuidado e na construção de uma relação de confiança, o que contribui para reduzir em até 30% a sinistralidade

Por Laços Saúde

A Laços Saúde, pioneira em cuidados autogerenciados para o público 60+, trouxe para o Brasil o modelo holandês Buurtzorg. Utilizado com sucesso em mais de 20 países, o método que vem revolucionando a saúde mundo afora parte da perspectiva do cliente e trabalha para oferecer soluções que resultem em independência e melhor qualidade de vida. O conhecido internacionalmente “modelo cebola” se assenta em valores universais, tais como: as pessoas querem controlar suas vidas pelo maior tempo possível; esforçam-se para manter ou melhorar sua própria qualidade de vida; buscam interação social e relacionamentos calorosos. O foco do Buurtzorg é a descentralização e a desburocratização do atendimento à saúde.

“O modelo permite à nossa equipe propor planos de cuidados voltados à saúde de maneira holística, que vão além de aspectos fisiológicos”, diz Martha Oliveira, CEO do Laços Saúde. O serviço, disponível para empresas e operadoras de saúde, entre outros, explica a executiva, alia o trabalho de profissionais especializados e tecnologia de ponta – metadados, inteligência artificial e assistentes virtuais como ferramentas que potencializam resultados.  A população 60+, comenta, utiliza smarthphones e outros dispositivos em uma escala cada vez maior e nada mais natural do que aproveitar os benefícios da tecnologia para o cuidado à saúde.

Pelo método Buurtzorg, o profissional dá atenção plena ao cliente e seu contexto, levando em consideração o ambiente em que vive, as pessoas ao seu redor – parceiros ou parentes em casa – e sua rede de socialização — amigos, familiares, vizinhos e clubes, bem como profissionais já conhecidos que tragam segurança e conforto.

O suporte é 24 horas por dia, de modo que o público 60+ se sinta à vontade para buscar ajuda e apoio em caso de qualquer necessidade. O que se estabelece, dessa forma, é uma relação de confiança e vínculo com os beneficiários, diminuindo o número de hospitalizações. “Nossos clientes têm uma média de sinistralidade 30% menor do que a média para essa faixa etária”, destaca a CEO da Laços.

Origem do modelo Buurtzorg

O método Buurtzorg, que revolucionou a área da saúde na Holanda, começou a ser utilizado em 2007 por enfermeiros profissionais que estavam insatisfeitos com a prestação de cuidados de saúde por organizações de cuidados domiciliares tradicionais. Na época, a empresa Buurtzorg tinha apenas quatro funcionários, mas rapidamente se expandiu. Em 2018, já eram cerca de 14 mil o número de profissionais atuando e, atualmente, a metodologia é utilizada em grande parte do mercado de saúde holandês. O modelo refuta a estrutura hierárquica piramidal e se baseia em uma forma de liderança colaborativa, tendo os enfermeiros como peças-chave. O foco é a descentralização e a desburocratização do atendimento à saúde.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

1 comentário em “Laços Saúde utiliza modelo holandês de saúde para promover qualidade de vida e bem-estar para o público 60+”

  1. dalva dos Santos

    nossa que bacana esse modelo de assistencia a saude, deve ser muito bom trabalhar com ele!

    esse serviço é uma franquia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!