Allcare convoca colaboradores a refletir sobre diversidade

Moderador

Moderador

Ações de educação corporativa incluem a Cartilha da Diversidade e Inclusão Allcare, elaborada em conjunto com colaboradores de grupos representativos

Por AllCare

SÃO PAULO – Como forma de avançar em seu plano de ampliar a diversidade em todos os níveis da empresa, a Allcare Gestora de Saúde criou um programa permanente para levar a discussão sobre a diversidade, equidade e inclusão a cada um dos seus mais de 550 colaboradores. Entre os resultados desse trabalho, a empresa acaba de entregar a Cartilha da Diversidade e Inclusão Allcare, desenvolvida em conjunto com colaboradores de grupos representativos.

Para o lançamento da cartilha, a empresa convidou Franklin Felix de Lima, mestre em psicologia e membro do Comitê de Direitos Humanos e Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Com grande experiência em palestras organizacionais, em sua live Diversidade e Inclusão nas Organizações, que contou com a participação dos colaboradores da Allcare, ele pontuou os malefícios do preconceito e da discriminação e a importância do respeito e acolhimento, que devem ser uma constante dentro da organização.

“Acreditamos que a formação estruturada, por meio da educação corporativa, com conteúdo e letramento para a diversidade e inclusão, é a forma mais eficiente de apoiar os colaboradores nessa necessária transformação e, por essa razão, optamos pela construção da cartilha e a sua disponibilização para consulta a qualquer momento”, explica a Gerente Executiva de Pessoas e Cultura da Allcare, Vivian Spina.

Para a definição do conteúdo, foram convidados colaboradores de grupos representativos. Dessa forma, estiveram diretamente envolvidos na construção da cartilha cinco pessoas, garantindo representatividade de todos os grupos retratados: mulheres, negros, 50+, LGBTQIA+ e PCD. “Ter representatividade na criação da cartilha foi fundamental para que o olhar fosse diverso, dando espaço para todos se sentirem parte dessa construção”, comenta Vivian.

“Tirar do papel”, aliás, é um dos grandes desafios das empresas que buscam a diversidade. Na Allcare, o olhar para a inclusão já é parte do dia a dia da equipe de Gestão de Pessoas, que, a partir do Programa de Diversidade e Inclusão, promove ações efetivas nessa direção.

Um exemplo prático de ação é o Programa de Estágio para Mães Universitárias, com vagas afirmativas para estudantes que queiram entrar ou retornar ao mercado de trabalho. “Inúmeras pesquisas mostram que, infelizmente, ainda existe resistência a esse grupo de mulheres nas empresas. Para nós, ao contrário, as mães representam um perfil muito desejado, já que somos uma empresa de saúde, que tem como foco o cuidado com as pessoas, o que inclui características como paciência, acolhimento e escuta, entre outras”, destaca Vivian.

A Cartilha da Diversidade e Inclusão Allcare está disponível para todos os colaboradores na intranet da empresa e na plataforma de e-learning da empresa, o Capacita Allcare.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!