“Valorize e aproveite bem as coisas simples da vida, as pequenas coisas … Um dia você descobrirá que elas eram grandes e essenciais para sua vida.” – Clayton Cleze.
Por Givanildo Albuquerque
O abraço de quem você ama, ir para casa depois de um dia exaustivo, ouvir a risada do seu filho. Essas são algumas coisas simples da vida que conseguem nos fazer felizes e estão presentes na nossa rotina. Infelizmente, não são todos os dias que paramos para apreciá-las.
Geralmente, só costumamos valorizá-las quando as perdemos, ou pior, quando a vida nos dá uma grande lição. Mas será que vale a pena pagar um preço tão alto, para aprender a valorizar algo que temos acesso diariamente?
Talvez o culpado disso seja essa vida no modo automático. Estamos tão preocupados em ganhar aquela promoção, comprar um carro e ganhar mais e mais, que ficamos insensíveis às coisas simples.
E para alcançar esses objetivos, sacrificamos o tempo com a nossa família, ignoramos as pequenas conquistas e no final das contas estamos sempre insatisfeitos e reclamando. Porém, isso seria realmente tão importante se você ou quem você mais ama estivesse internado em uma Unidade de Terapia Intensiva? A resposta é: não.
Mas com uma vida tão corrida, como podemos (re)aprender a valorizar as pequenas coisas da vida? O primeiro passo é mudar a mentalidade e reservar alguns momentos para apreciar esses momentos. A boa notícia é que existem algumas práticas que podem ajudar você a perceber isso:
Seja gentil com os outros: saber que um gesto seu pode melhorar a vida de alguém é algo fantástico e vai agregar bons momentos para você e os próximos;
Cozinhe para quem você ama: se você gosta de cozinhar sabe que esse é um momento muito prazeroso. Ele é ainda melhor, quando você compartilha as refeições com quem você ama e aproveita momentos únicos com eles;
Valorize o que você já tem: entenda tudo o que é importante para você e valorize todas as suas conquistas. Reserve alguns momentos para curtir a sua família e agradecer por tudo o que você já realizou;
Tenha tempo de qualidade: invista em momentos de qualidade como cuidar das plantas, brincar com os filhos, sair com os amigos e visitar seus pais. Essas memórias são únicas e vão trazer mais alegria para os seus dias;
Entre em contato com a natureza: reserve um tempo do seu dia para olhar para o céu ou até mesmo passear ao ar livre. Nesses momentos, busque apreciar a paisagem e agradecer pelas suas conquistas e vida.
Valorizar as coisas simples é uma atitude que vai mudar a sua qualidade de vida e forma como você enxerga o mundo. Acredito que com essa mudança de mindset, você se torna uma pessoa mais grata e feliz pelas suas conquistas, sejam elas grandes ou pequenas.
E então, você tem valorizado as pequenas conquistas e relacionamentos da sua vida atual? Que tal mudar a sua visão sobre a vida e passar mais tempo com a família e ser grato pelo seu trabalho, clientes e negócio?
Givanildo Albuquerque é empresário, fundador da LeadMark, empresa especializada em geração de leads de planos de saúde. Dedicado às atividades de marketing de mídia social e otimização de mecanismos de pesquisa, o empresário garante que pode ajudar corretores e plataformas a chegar no topo das pesquisas do Google. A partir de hoje, Givanildo passa a escrever semanalmente para o Blog do Corretor.