Por HealthBit
O mês de agosto passou a ser conhecido pela campanha Agosto Dourado, que tem como objetivo incentivar a amamentação. Inclusive, com o nome que remete à cor dourada, relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas por ano associadas ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
Ainda segundo a OMS, o leite materno é seguro, limpo, contém anticorpos que ajudam a proteger contra muitas doenças comuns da infância e fornece toda a energia e nutrientes que o bebê precisa nos primeiros meses de vida. Mesmo após a inclusão de outros alimentos, a amamentação continua a fornecer até metade ou mais das necessidades nutricionais de uma criança.
Devido à grande importância desse tema, a campanha foi criada. Então, aproveitando esse mês tão especial, vamos falar um pouco sobre o Agosto Dourado.
A campanha
É uma iniciativa mundial com atividades que buscam promover e incentivar o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais. No Brasil, a Lei nº 13.435/2.017 determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como:
- Realização de palestras e eventos;
- Divulgação nas diversas mídias;
- Reuniões com a comunidade;
- Ações de divulgação em espaços públicos;
- Iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.
Também é realizada a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), criada em 1992, onde a cada ano é definido um tema. O tema deste ano é “Apoie A Amamentação: Faça A Diferença Para Mães E Pais Que Trabalham”.
E qual a importância dela?
Ao informar a sociedade sobre a importância de adotar e implementar medidas e políticas que facilitem e encorajam a amamentação, a campanha incentiva e ajuda a promover o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida da criança.
É sempre necessário falar sobre este assunto porque, segundo o Ministério da Saúde, criar um ambiente propício para padrões de alimentação infantil ideais é uma responsabilidade da sociedade. E nisso está incluído o comprometimento das empresas, uma vez que a responsabilidade social empresarial está se tornando cada vez mais relevante nos dias atuais.
A responsabilidade e o compromisso das organizações com o aleitamento materno andam de mãos dadas com o tema deste ano, que aborda o apoio às mães e pais que trabalham. Com os devidos cuidados, a empresa pode ser uma das principais aliadas no incentivo à amamentação, informando e implementando medidas específicas para esse momento.
Pensando nessa responsabilidade e no apoio que a organização pode dar ao seu time, em todas as fases da vida deles, planejamos um webinar dedicado à importância do Agosto Dourado e às ações que as empresas podem desenvolver para apoiar e incentivar a amamentação. O evento vai acontecer no dia 16 de agosto, às 15h. Para participar, é só se inscrever através deste link.