Em 2020, Programa de Saúde Mental da Amil registrou um crescimento de 40% nas consultas. Campanha, elaborada pela agência BETC Havas, será transmitida em TVs, rádios e redes sociais
SÃO PAULO – A Amil lançou nesta segunda-feira, 22/3, uma campanha publicitária alertando sobre os riscos do adoecimento mental e estimulando a procura por ajuda médica, além do apoio de amigos e familiares. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de 18 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade e 12 milhões de depressão. A campanha, elaborada pela agência BETC Havas, será transmitida em TVs, rádios e redes sociais. A primeira exibição será no intervalo da novela das 21h, na TV Globo. O filme chama atenção para situações que não devem ser minimizadas e podem sinalizar indícios de uma Saúde Mental abalada, como a falta de disposição, choro compulsivo, medo excessivo e falta de ar.
A Amil oferece, desde 2018, um programa de saúde mental com apoio de equipe multidisciplinar. Só em 2020, o programa atendeu 3.758 mil beneficiários do plano de saúde. Desses, 48% dos casos eram de transtornos depressivos, seguido pelos transtornos ansiosos (34%) e transtornos afetivo bipolar e episódico maníaco (20%), caracterizado pela elevação excessiva de humor e importante irritabilidade. "Muitos que fazem parte da rede de contato das pessoas que sofrem com algum tipo de problema de saúde mental acabam minimizando a questão. Queremos desmistificar isso. É importante que o tema seja tratado com seriedade e frequência. Nosso objetivo é que as pessoas que se identifiquem busquem ajuda especializada e que aquelas que podem ajudar ofereçam o acolhimento necessário”, reforça Luiz Periard, Diretor de Marketing da Amil.
“É muito gratificante podermos criar, em parceria com a Amil, essa campanha que tem como principal intuito prestar um importante serviço à sociedade. É preciso acabar com determinados tabus, preconceitos e desconhecimentos sobre saúde mental, e essa foi a premissa para desenvolvermos todo o conceito desse novo projeto que, com certeza, não parará por aqui", finaliza Alexandre Vilela (Xã), VP de Criação da BETC HAVAS.