Empresa é líder em seguros de portos e logística e se prepara para avançar no mercado resgatando a cultura empreendedora
A Anhumas, corretora de seguros com mais de 41 anos de atuação, anuncia ao mercado seu novo nome: Umma Seguros. A mudança é parte da estratégia de crescimento da organização e vem quatro meses depois da chegada do novo CEO Nicholas Weiser, executivo com mais de 25 anos de experiência no segmento. Com a nova marca e estratégia, a perspectiva é dobrar o volume de negócios em cinco anos para a marca de R$ 300 milhões de prêmios emitidos. A empresa também passa a contar em seu time de executivos com Cleiton Soares, que assume a posição de diretor de benefícios, e Thiago Fagundes como diretor de Risk Solutions. Eduardo Azem, fundador da companhia, segue como presidente do Conselho.
“O mercado de seguros vem de uma onda de consolidações, que deixou o cliente corporativo com poucas opções de corretoras boutiques, que oferecem atendimento próximo, consultivo e com serviços customizados”, explica Azem. “Vamos crescer resolvendo essa lacuna e operando com foco no cliente, sejam eles pequenos, médios ou grandes empresas”, conclui.
“Vamos também ampliar em, pelo menos, 50% nossa participação em seguros especiais como garantia, produtos financeiros, transportes e benefícios, nos valendo de nossa expertise com grandes riscos”, completa o Weiser. Desde a sua chegada, a empresa contabiliza um avanço do volume de negócios da corretora à taxa média de 30% nos últimos meses.
Para apoiar essa transformação, a empresa está investindo em praticamente todas as áreas, mas com foco em Recursos Humanos, Tecnologia e Marketing. “Estamos investindo nas nossas pessoas, modernizando ainda mais nossa operação, com novas tecnologias, análise avançada de dados e IA, além de uma abordagem integrada de gestão de riscos, seguros e resseguros”, diz Weiser. Uma das novidades é a Umma Academy que oferece, aos colaboradores e parceiros, trilhas de conhecimento em temas ligados ao negócio.
Segundo Azem, a atualização da marca busca reforçar o movimento e trazer ao nome a forma única de atuação da empresa. “A nova marca reforça nosso compromisso com a oferta de serviços próximos e conectados com as necessidades de nossos clientes, unindo o melhor de nossa experiência com as inovações que movem o mercado”, destaca Azem. O redesenho da marca foi feito pela agência de branding Dubu.
Na nova etapa, não estão descartadas no médio prazo fusões e aquisições para alavancar o crescimento orgânico, assim como negociações com investidores estratégicos e a abertura de filiais no litoral e no interior de São Paulo faz parte dos planos.
Atuação
A Umma Seguros tem forte atuação em seguros corporativos (com grande expertise nos setores portuário, logístico e de transportes), incluindo gerenciamento de riscos e regulação de sinistros complexos. Além disso, também atua com seguro de frotas, seguro patrimonial, gestão de benefícios, seguro de garantia judicial e serviços financeiros.
Weiser acredita que o mercado de seguros ainda tem baixa penetração no Brasil e alto potencial de crescimento em todas as suas modalidades. “Ainda não temos a cultura do seguro forte no país. Nem todos enxergam as vantagens de estar protegidos em diferentes âmbitos e garantir a perenidade e o próprio futuro das empresas”, destaca. Hoje, o setor de seguros representa cerca de 5% do PIB brasileiro, abaixo das taxas verificadas nos EUA e em países da Europa e da Ásia, que investem pelo menos 10% do PIB. A meta da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) é de chegar ao mesmo nível de relevância apenas em 2030.