Artistas do cuidado: o importante papel da Enfermagem

agenciaweber

agenciaweber

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem, profissionais da área devem ser valorizados

A importância dos mais de 2,4 milhões de profissionais de Enfermagem no Brasil, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares, foi destacada no período de pandemia, que já dura mais de um ano no país. Atuando na linha de frente, eles não desanimaram e buscaram cada vez mais formas de levar conforto e segurança aos pacientes. Neste período e, especialmente, no mês em que é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem, é preciso valorizar aqueles que dedicam suas vidas ao cuidado com o próximo.

Ressaltando o papel fundamental que têm no sistema de saúde, seja público ou privado, entrevistamos a enfermeira e gerente geral de Enfermagem do Qsaúde, Érica Cardoso.

O que é a Enfermagem para você?

Sempre que me perguntam sobre a profissão eu gosto de relembrar da precursora da Enfermagem moderna, Florence Nightingale. Ela definiu a enfermagem como a ciência e a arte do cuidado, e eu acredito que é uma boa forma de colocar. Precisamos a todo tempo aliar o conhecimento técnico e preciso da assistência com um olhar criativo e humano, para proporcionar acolhimento e segurança aos pacientes. 

Qual o principal papel da Enfermagem?

A Enfermagem tem papel fundamental em todo o contato das pessoas com o sistema de saúde. Afinal, estamos presentes do nascimento até a morte. Somos, por muitas vezes, pelo contato constante e direto com os pacientes, aqueles que percebem primeiro alterações clínicas e gerimos o cuidado durante toda a jornada. Estamos ativamente em campanhas de vacinação, tão importante neste período em que ocorrem, simultaneamente, a vacinação contra a Covid-19 e a gripe. Muitas vezes também, somos a voz do paciente junto à equipe multiprofissional, com o objetivo de garantir uma assistência de qualidade, ainda que em momentos extremamente difíceis. Também estamos junto quando precisam de orientações de saúde, sejam elas sobre tratamentos e administração de remédios, por exemplo. Enfim, considero que os profissionais de Enfermagem são peças fundamentais em todo o cuidado com a saúde.

Como você vê a atuação destes profissionais durante a pandemia?

Enxergo a atuação da equipe de enfermagem neste período com muito orgulho e respeito. São profissionais que não esmoreceram diante do grande desafio que é uma pandemia desta dimensão. Mesmo correndo risco, não saíram do lado da população e encararam a batalha junto de todos aqueles que precisam. É muito desolador saber que mais de 770 colegas perderam suas vidas neste período. E, mesmo assim, seguem fortes, resilientes e provando a todos o quão valorizados devem ser, não só em momentos críticos como este, mas sempre. 

Como os profissionais de Enfermagem podem colaborar com mais qualidade de vida?

Os profissionais de Enfermagem são capacitados para cuidar do recém-nascido ao idoso, indicando as melhores práticas no dia a dia, que promovam maior qualidade de vida. No Qsaúde, para fazer a gestão efetiva da saúde de nossos clientes, formamos o time de GuiasQ de saúde. São grupos de enfermeiros e técnicos de Enfermagem que, juntamente da equipe de saúde de família da Clínica Einstein, monitoram e acompanham toda a jornada de saúde do cliente no plano. Assim, conseguimos atuar ativamente no cuidado integral com eles.

O Qsaúde tem uma equipe de enfermeiros e técnicos de Enfermagem que acompanham os clientes. Como é realizado este trabalho por eles?

Os GuiasQ de saúde acompanham os clientes desde a entrada no plano, direcionando-os para os melhores cuidados com a saúde. Além do acompanhamento da saúde, orientamos sobre as melhores práticas, assim como sobre administração de medicamentos e cuidados específicos que possam precisar. Ainda, em casos de condições crônicas, direcionamos e monitoramos sua evolução em linhas de cuidados específicas que elaboramos. São eles Viva Leve, para casos de obesidade, Vida em Equilíbrio, para monitoramento de condições crônicas, como diabetes e hipertensão, e Mais Conforto, indicado àquele que sofrem com dores crônicas. Estamos também disponíveis para tirar dúvidas e aconselhar os clientes através do WhatsApp.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!