Publicado originalmente por Corbertura em 13/02/2020
A escolha de um plano privado para cobertura médica não deveria ser exclusivamente analisada baseada na rede de hospitais e sim na rede de médicos e profissionais de saúde que possam orientar com foco na prevenção e não na doença.
Foco na prevenção, não na doença!
Os atores do mercado de saúde suplementar, operadoras de planos de saúde, corretores, consultores, empresas contratantes e redes hospitalares, fomentaram durante anos e anos a escolha de um plano de saúde, baseada estritamente nos hospitais ofertados, passando aos clientes uma falsa segurança de que sua SAUDE estaria garantida por essa escolha. Porém, nos últimos 2 anos, podemos perceber o início de uma grande revolução no sistema de saúde. Nunca se falou tanto em Atenção Primária à Saúde e Prevenção.
Raquel Sousa, presidente da S1 Saúde – Operadora especializada em Planos Ambulatoriais e na Atenção Primária à Saúde, explica que a cultura de cuidar da doença antes da prevenção acabou por causar uma estagnação no acesso a saúde dos brasileiros, o que precisa ser mudado! Dar acesso a consultas e exames a preços acessíveis para a população reduz brutalmente o custo com internações, além da melhora do índice de absenteísmo e da qualidade de vida. Acesso a médicos e profissionais de saúde para consultas nas mais variadas especialidades, exames de rotina e periódicos de forma orientada é um grande passo para que essa revolução na saúde aconteça.
Mudar o perfil da população de consumidores de planos de saúde para cuidadores de saúde, inclui melhorar hábitos alimentares, tomar a medicação correta e praticar atividades físicas.
Para isto se tornar uma realidade, precisamos que todos envolvidos neste eco sistema estejam unidos a levar de forma clara à população esta nova realidade e cultura mais saudável e mais “barata”.
Como faremos isso?
– Disponibilizar aos mais de 160 milhões de brasileiros que não têm plano de saúde complementar, opções de novas coberturas médicas. Seja só ambulatorial, sejam consultas e exames. Precisamos permitir a eles este acesso.
– O SUS precisa ser fortalecido, principalmente nas coberturas hospitalares, nos atendimentos emergenciais e nos atendimentos especializados. A exemplo do Hospital Sarah, que atende de forma exemplar a Ortopedia.
– Precisamos saber que uma solução fortalece a outra, ou seja, quanto mais pessoas num plano suplementar privado – hospitalar ou ambulatorial – mais recursos o SUS terá para atender mais e melhor o restante da população.
– Devemos tornar possível esse acesso. Talvez nem 5% dos brasileiros conheçam a alternativa de ter um novo segmento que preencha a lacuna daqueles que não têm condições de adquirir um plano hospitalar, oferecendo de forma exclusiva ambulatório e exames.
– A própria ANS não tem explorado em suas ações de marketing e sociais que esta opção está à disposição da população. O que seria um grande ganho para saúde pública, pois através de exames e consultas, garantimos a prevenção e a atenção primaria e reduzimos as emergências
Protagonizar essa mudança cultural e comportamental de prevenção, significa levar não só a informação de que existe atendimento no caso da doença, mas oferecer todo o enxoval disponível neste segmento aos 160 milhões de brasileiros que não têm plano de saúde suplementar e superlotam o SUS.
A união de todos é a engrenagem que fará o futuro ser diferente!
Sobre a S1 Saúde
Certos de nossas credenciais e que a solução da saúde no Brasil não é uma questão subjetiva e conceitual, a S1 Saúde, uma operadora especializada na oferta de planos de saúde na segmentação ambulatorial, lançou seus primeiros produtos no mercado em novembro de 2018. Agora, com 1 ano e 3 meses do seu lançamento, já disponibilizamos em Brasília e entorno, opções nas modalidades coletivo por adesão e coletivo empresarial (para pequenas médias e grandes empresas).
Segundo Raquel, a operadora atua focada na gestão do cuidado, prevenção de doenças e promoção à saúde dos beneficiários. Para tanto, disponibiliza o Doutor Online, que possibilita o acesso a médicos 24 horas por dia através de vídeo chamada. Este serviço tem tido ótima aceitação dos clientes, pois podem acessar o médico a qualquer hora e de qualquer lugar, por meio do aplicativo da S1 Saúde.
Além disso, a Operadora reserva investimentos em programas e atendimentos personalizados aos seus beneficiários.
– Programa Movimente-se Mais
– Programa Viva Saudável
– Programa Personal Saúde
Para atendimento focado na prevenção, a S1 tem grandes parceiros e também uma rede própria de clínicas e consultórios.