Ansiedade generalizada, transtorno misto e depressão foram os diagnósticos mais frequentes
Por dr.consulta
Um levantamento realizado pela plataforma de saúde dr.consulta registrou aumento no atendimento das especialidades de psicologia e psiquiatria em 2022, em comparação ao período anterior à pandemia – 2019. O volume de consultas na psiquiatria aumentou 26,3% e na área de psicologia, 13,2%. Os diagnósticos mais frequentes foram ansiedade generalizada, transtorno misto e depressão.
A faixa etária mais atendida pelo dr.consulta está entre 20 e 29 anos, sendo 53,4% para psicologia e 51,3% para psiquiatria. No quesito gênero, foi identificado que as mulheres foram as que mais procuraram pelo serviço de psicologia: 67,2% nas consultas contra 32,7% entre os homens. Esse comportamento se repete no atendimento de psiquiatria: 66,3% para mulheres contra 33,6% para os homens.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, divulgou dados que apontam que quase 1 bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental. O cenário desafiador aquece a discussão sobre a viabilidade de oferecer tratamentos mais acessíveis e adequados para desmistificar a doença e a discriminação.