dr.consulta registra aumento de 26,3% das consultas de psiquiatria

dr.consulta registra aumento de 26,3% das consultas de psiquiatria
Moderador

Moderador

Ansiedade generalizada, transtorno misto e depressão foram os diagnósticos mais frequentes

Por dr.consulta

Um levantamento realizado pela plataforma de saúde dr.consulta registrou aumento no atendimento das especialidades de psicologia e psiquiatria em 2022, em comparação ao período anterior à pandemia – 2019. O volume de consultas na psiquiatria aumentou 26,3% e na área de psicologia, 13,2%. Os diagnósticos mais frequentes foram ansiedade generalizada, transtorno misto e depressão.

A faixa etária mais atendida pelo dr.consulta está entre 20 e 29 anos, sendo 53,4% para psicologia e 51,3% para psiquiatria. No quesito gênero, foi identificado que as mulheres foram as que mais procuraram pelo serviço de psicologia: 67,2% nas consultas contra 32,7% entre os homens. Esse comportamento se repete no atendimento de psiquiatria: 66,3% para mulheres contra 33,6% para os homens. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, divulgou dados que apontam que quase 1 bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental. O cenário desafiador aquece a discussão sobre a viabilidade de oferecer tratamentos mais acessíveis e adequados para desmistificar a doença e a discriminação. 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!