FenaSaúde e Ibmec criam disciplina para discutir desafios dos planos de saúde no curso de direito

agenciaweber

agenciaweber

Nova cadeira debaterá conceitos e desafios da saúde suplementar para alunos da graduação e pós-graduação; parceria também desenvolverá pesquisas sobre o setor

SÃO PAULO – A FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar) assinou um Convênio de Cooperação Acadêmica e Científica com o Ibmec, uma das principais instituições de ensino superior do país. O acordo prevê o lançamento de uma disciplina eletiva sobre saúde suplementar em cursos de graduação e pós-graduação de direito, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa em áreas relevantes para o setor, como a avaliação de tecnologias em saúde.

O objetivo é estimular a produção de estudos e ampliar o conhecimento da sociedade sobre os planos de saúde. A nova disciplina abordará os conceitos mais importantes da saúde suplementar e os desafios para os próximos anos no setor, em especial após as consequências da pandemia da Covid-19.

"A parceria com essa renomada instituição reafirma o compromisso da FenaSaúde de estimular e oferecer meios para elevar a qualificação dos profissionais do setor de saúde suplementar. Diante da dinâmica e da complexidade desse setor, o conhecimento e a prática são os principais instrumentos para entendermos as demandas do futuro e preparar as empresas para atender às necessidades da população. É com esse objetivo que seguimos empenhados em ampliar o acesso da população à saúde de qualidade", afirma Vera Valente, diretora-executiva da FenaSaúde.

Para o reitor do Ibmec RJ, Marcos Lemos, os alunos devem compreender a saúde suplementar em suas diferentes dimensões, como um direito e como um importante negócio. "O Ibmec é uma escola de Direito e Negócios, portanto o ecossistema apropriado para as discussões e experiências mais atuais do mundo do trabalho. Em particular, as operações no setor de saúde têm evoluído de forma acelerada nos últimos anos. A oferta dessa disciplina eletiva em parceria com a FenaSaúde potencializa ainda mais a nossa proposta de interdisciplinaridade e de preparação dos nossos alunos para as demandas reais da sociedade, além de ampliar um horizonte cada vez mais relevante para atuação profissional", diz o reitor do Imbec RJ.

De acordo com a FenaSaúde, os convênios médico-hospitalares atendem mais de 48 milhões de brasileiros. Já os planos exclusivamente odontológicos cuidam de mais de 27 milhões de beneficiários. O setor viu crescer o número de usuários durante a pandemia – os convênios médicos ganharam 1,7 milhão de novos beneficiários entre junho de 2020 e julho de 2021 em todo o país.

Os planos de saúde também conseguiram, mesmo diante da pandemia, bater o recorde de avaliação positiva: 84% dos beneficiários estão muito satisfeitos com os planos de saúde, segundo recente estudo realizado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Em 2019, esse índice era de 80%.

Ao mesmo tempo que cresce o número de beneficiários e mais brasileiros avaliam positivamente os serviços dos planos, a saúde suplementar tem vivido forte aumento de custos decorrente de diversos fatores: evolução tecnológica, aumento da expectativa de vida dos brasileiros, envelhecimento da pirâmide etária do país e aumento significativo de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, substituindo as doenças infectocontagiosas que predominavam nas décadas anteriores.

"Esses fatores continuarão mudando o funcionamento do setor nas próximas décadas, sendo centrais para as análises de quem trabalha em direito", ressalta a diretora-executiva da FenaSaúde.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!