Por Givanildo Albuquerque | Excepcionalmente nesta terça-feira
Vou melhorar os meus hábitos … E então você desiste.
Depois de 2 semanas tentando manter seus novos hábitos, aqueles que finalmente aumentariam sua produtividade e trariam a vida que tanto desejou, mas eles vão por água abaixo.
O que provavelmente aconteceu é que em 2 semanas ou menos, você desistiu de todas as suas metas. A maioria de nós já passou por isso, inclusive eu, até percebemos que esse não é o caminho para alcançar os nossos objetivos.
Na verdade, o caminho é mais simples do que parece e pode ser resumido em apenas uma frase: Seja 1% melhor do que você foi ontem.
Podemos comprovar que esse é o melhor caminho quando observamos a vida de pessoas consideradas bem-sucedidas. Quer sejam atletas, vendedores ou profissionais de alto desempenho, todos chegaram a uma boa posição depois de anos de dedicação.
Para cada gol que um jogador profissional faz, houve milhares de horas gastas no campo praticando. Isso acontece tanto nos esportes quanto em qualquer outra área.
Em vez de tentar mudanças radicais em curto período, faça pequenas melhorias todos os dias que irão gradualmente levar à mudança que você deseja. Mas a questão é: como ser 1% melhor do que fui ontem? Como criar mudanças consistentes? Confira a seguir!
Trabalhar para superar a meta
Imagine planejar um dia produtivo de trabalho. Você provavelmente sairia cedo de casa, para não atrasar. Ao chegar no escritório, entraria em contato com os seus clientes fiéis e conseguiria bater a sua meta do dia. Depois era só voltar para casa com a sensação de dever cumprido.
Parece perfeito na teoria, não é? Mas na prática, você poderia encontrar vários empecilhos durante o seu dia, como um carro quebrado, engarrafamento ou até uma reunião de última hora, que iriam impedir você de atingir a sua meta.
Isso também pode acontecer durante o seu mês de vendas. Por isso, um dos hábitos dos vendedores de sucesso é sempre estabelecer um objetivo. Essa prática ajuda a:
Tornar o dia mais produtivo;
Ampliar as metas;
Estar preparado para qualquer imprevisto.
Fragmentar as metas mensais
Começar um novo mês em vendas é como dar o primeiro passo em uma maratona. O problema é que ter objetivo final em mente pode desestimular, especialmente quando você já se sente cansado. E, por ter muito tempo disponível, você pode começar a protelar suas atividades diárias.
Para driblar esse problema, os vendedores de sucesso adotam uma estratégia simples, mas bastante eficaz: fragmentam as metas mensais em dias. A ideia aqui é organizar as suas atividades diárias, que irão ajudá-lo a alcançar as metas, como:
E-mails;
Ligações;
Reuniões.
Em seguida, avalie as suas metas e veja se está avançando para atingir o seu objetivo no final do mês. Esperar o mês acabar para ver se alcançou a sua meta será tarde demais para corrigir os erros e obter os resultados esperados.
Aumentar a motivação
Não há nada mais motivador para um vendedor do que bater a meta no final do mês e receber um bom dinheiro. Mas, para obter esse resultado todos os meses, você precisa utilizar algumas estratégias para manter-se motivado.
Por isso, um dos hábitos dos vendedores de sucesso é se auto motivar. Para tanto, eles utilizam frases, vídeos, artigos e histórias motivadoras para mantê-los para cima quando enfrentam problemas que os impedem uma boa venda.
Outra dica bacana para manter a motivação é entender que existem outros fatores condicionantes para você atingir a meta, como:
Quantidade de leads que você tem acesso;
Condições de negociação;
Qualidade dos materiais e conteúdos usados;
Quantidade de oportunidades de vendas;
Diferenciais competitivos do mercado.
Estudar e respeitar os clientes
Você conhece o seu cliente? Estudar e entender as dores, ansiedades e expectativas do seu público é fundamental para a boa condução de uma venda. Para se tornar um vendedor de sucesso você precisa entender bem o mercado e conversar com seus clientes em potencial.
Quanto mais informações você tiver sobre o cliente, melhor será o processo de venda. Afinal, você poderá perceber os problemas, a capacidade de compra e outros aspectos que podem indicar o momento certo de concluir a venda.
Os melhores vendedores respeitam seus clientes e têm interesse genuíno em ajudá-los. Para eles, a venda é apenas uma consequência, um acordo que será benéfico para ambos os lados.
Saber ouvir os clientes
Qual imagem vem à sua mente quando falamos em “vendedor tradicional”? É provável que você imagine um sujeito que fala sem parar, que diz ter a solução para tudo que você precisa e tenta te empurrar algo que você não deseja comprar, acertei?
Diferente desse sujeito, que não o deixa sequer falar, o vendedor de alta performance sabe que precisa entender os diversos aspectos do cliente. Assim, será mais fácil evoluir e ter sucesso na negociação.
Como fazer isso? É simples, basta utilizar mais um dos hábitos dos vendedores de sucesso: saber ouvir os seus clientes. Essa é a melhor forma de você identificar e eliminar todos os obstáculos que impedem a venda.
Givanildo Albuquerque é empresário, fundador da LeadMark, empresa especializada em geração de leads de planos de saúde. Dedicado às atividades de marketing de mídia social e otimização de mecanismos de pesquisa, o empresário garante que pode ajudar corretores e plataformas a chegar no topo das pesquisas do Google. Givanildo é articulista do Blog do Corretor e escreve sempre às segundas-feiras.