Dohmann: ‘O acompanhamento por uma equipe é primordial para detectar precocemente problemas de saúde e fazer uma medicina preventiva’
Por Da Agência Anhanguera
A Amil lançou nesta quarta-feira (4) em Campinas o mais novo produto do portfólio de planos de saúde, o Amil Life. O plano traz como principal novidade oferecer para o beneficiário uma equipe formada por médicos, enfermeiros e agentes de saúde em um programa de médico de família.
Além de uma equipe dedicada em cuidar integralmente do paciente, a operadora terá um espaço chamado de clube da saúde, que terá toda estrutura de atendimento ambulatorial e outros serviços como atividades de prevenção a doenças e mudanças comportamentais.
A região de Campinas foi escolhida para começar a implantação do plano em decorrência do perfil econômico e a sociedade ainda mantém um vínculo forte com o conceito de família. O beneficiário do Amil Life terá direito a utilizar a rede conveniada formada por médicos, laboratórios e hospitais.
De acordo com a empresa, as vendas começaram ontem, com foco é o segmento corporativo. O valor por pessoa é a partir de R$ 107,00 por mês, dependendo do perfil do beneficiário. Pequenas e médias empresas podem contratar o produto a partir de três vidas. No próximo ano, a operadora vai oferecê-lo também a clientes individuais – e quem já tem outro plano da operadora poderá se inscrever para utilizar a estrutura dos clubes de saúde.
O diretor Nacional de Gestão de Saúde, Hans Dohmann, afirmou que o Amil Life quer resgatar o vínculo entre paciente e equipe médica. “O conceito de médico de família é importante para ampliar a atenção primária. Nosso objetivo é contribuir para o sistema suplementar de saúde. O acompanhamento por uma equipe é primordial para detectar precocemente possíveis problemas de saúde e fazer uma medicina preventiva”, salientou.
Dohmann disse que o modelo diferenciado de atendimento contará com médicos, enfermeiros e agentes de saúde. “A equipe será responsável por acompanhar o histórico do paciente. Mesmo que o beneficiário seja internado em uma emergência ou passe por procedimentos que não foram pontuados pela equipe, o grupo vai acompanhar de perto todos os procedimentos e fazer um trabalho na pós-alta, por exemplo”, explicou. O executivo ressaltou que a equipe fará um acompanhamento regular do beneficiário.
Centros
Para dar suporte ao trabalho da equipe, os usuários do novo plano terão à disposição os clubes de saúde. “São ambulatórios com todo o aparato de atendimento médico e também para a realização de atividades que garantam saúde e bem-estar. Não será necessário agendar consulta. O beneficiário irá até o local e será atendido. O primeiro deles já está em operação em Sumaré e em breve teremos uma unidade em Campinas”.
Ele afirmou que o local de instalação em Campinas está em negociação e que o investimento será de R$ 5 milhões. “Começamos o plano com uma estrutura inicial de três médicos, enfermeiros e agentes de saúde. Os agentes serão os primeiros contatos entre o usuário e a equipe”, disse.
Dohmann comentou que as equipes irão aumentar conforme a contratação do plano. “De acordo com o que é preconizado pelos órgãos de saúde, 2 mil a 2,5 mil pessoas podem ser atendidas por cada equipe de médico de família”.
O executivo informou que a equipe será a responsável por indicar as consultas com especialistas e outros procedimentos. Caso o paciente decida procurar por conta própria um especialista, terá que custear uma co-participação.
“Todos os valores estarão discriminados no plano. O preço é competitivo para o mercado e o formato de atendimento proposto no Amil Life”, comentou.
Dohmann disse ainda que a Amil tem mais de 100 mil usuários na região de Campinas. “A rede credenciada na área formada por Campinas, Hortolândia, Indaiatuba e Sumaré conta com dez hospitais, 120 especialistas credenciados e laboratórios”, detalhou.
A Amil adquiriu recentemente as unidades do Hospital Madre Theodora de Sumaré e Campinas. O diretor nacional de Gestão de Saúde da Amil afirmou que no próximo ano o plano será ampliado para São Paulo e o Rio de Janeiro.
Tecnologia
Outra ferramenta fundamental na estratégia do novo plano será a tecnologia. A empresa vai disponibilizar canais de interação entre pacientes e equipe médica.
“Os usuários terão um site exclusivo para acompanhar o histórico de atendimento e dicas sobre qualidade de vida. Terão também um telefone de atendimento e outros meios para entrar em contato, como um aplicativo”, afirmou.