Máfia do ISS: MP denuncia ex-executivos da Unimed Paulistana

agenciaweber

agenciaweber


Do Estadão
.
SÃO PAULO – Dois ex-executivos da Unimed Paulistana foram denunciados à Justiça por corrupção, em parceria com o homem apontado como chefe da Máfia do Imposto sobre Serviços (ISS), Ronilson Bezerra Rodrigues. Para o Ministério Público Estadual (MPE), Romilson recebeu propina para alterar um projeto de lei e beneficiar a cooperativa. Em depoimento, um dos executivos disse que chegou ao subsecretário por indicação do prefeito da época (2011), Gilberto Kassab (PSD), hoje ministro interino das Comunicações, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo a denúncia, assinada por quatro promotores do Grupo Atuação de Crimes Econômicos (Gedec) à Justiça, Vlademir Gonçalves da Silva, ex-diretor financeiro da Unimed Paulistana, e Maurício Rocha Neves, ex-CEO da cooperativa, pagaram para Romilson em troca de mudança na tributação.

Para resolver o que classificavam como bitributação, ainda de acordo com o MPE, os executivos procuraram diretamente Kassab, escolheram o ex-prefeito, segundo depoimento prestado ao Gedec, porque Pedro Kassab, pai do ministro interino, é um dos fundadores da Unimed Paulistana. “O prefeito indicou Ronilson Bezerra Rodrigues para orienta. O declarante não sabia no primeiro momento que Ronilson era subsecretário”, informou Rocha Neves, em depoimento prestado por carta precatória no começo de abril.

A ajuda de Ronilson, de acordo com a denúncia, se deu com a inclusão de um artigo em um projeto de lei que tramitava na Câmara Municipal em 2011, que alterava regimes tributários de uma série de setores econômicos da cidade. A abrangência da proposta era tanta que o projeto ganhou o apelido de “X-Tudo”.

Para subsidiar a denúncia, os promotores do caso acrescentaram um e-mail, enviado por Ronilson aos assessores técnicos, em que pede alterações no texto para a inclusão do artigo para “planos de saúde”. O projeto tramitou entre abril e julho de 2011, foi aprovado e sancionado pelo então prefeito Kassab em 8 de julho. Assim, a dívida da Unimed com a Prefeitura, na época em R$ 400 milhões, teve a redução de 40%.

Aprovada a mudança, a Unimed pagou R$ 56 mil à empresa de Ronilson, a Pedra Branca Assessoria, simulando a prestação de consultoria, ainda de acordo com a denúncia feita pelo MPE. Advogado dos executivos, o criminalista Luiz Eduardo Greenhalgh foi procurado em seu escritório, por telefone, para comentar o caso, mas não respondeu à reportagem.

Demandas. O defensor de Ronilson, Márcio Sayeg, classificou a denúncia formulada pelo Gedec como “absurda”. Como ele pode receber esse tipo de acusação? Ele não legisla. ”

Por meio de nota oficial, a assessoria de imprensa do ministro interino Gilberto Kassab afirmou que “todas as demandas trazidas ao conhecimento do então prefeito Gilberto Kassab por entidade3s de classe, movimentos sociais e grupos empresariais eram encaminhadas às respectivas secretarias, que tinham total autonomia para analisar e encaminhar as questões apresentadas à luz das regras públicas e legislação vigentes”.

Problemas. Em 2 de setembro do ano passado, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), anunciou a proibição da venda de planos pela Unimed Paulistana, por problemas técnicos e financeiros. Em fevereiro deste ano, determinou-se a liquidação extrajudicial. A emrpesa recorreu na Justiça.

Leia Mais:http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,mafia-do-iss-mp-denuncia-ex-executivos-da-unimed-paulistana,10000055845
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twi

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!