Por SulAmérica | Felipe Castro
Profissão com séculos de história, a corretagem de seguros vive hoje um momento de mudanças e novas oportunidades em meio a uma era cada vez mais digital. O advento das plataformas de varejo e os novos entrantes na área de investimentos têm feito com que o universo de produtos financeiros passe a atrair a atenção de profissionais do setor de seguros, em busca de ampliar a área de atuação e de negócios.
E para trilhar esse novo caminho, corretoras e corretores regulamentados pela Susep não precisam mais de uma mudança brusca de carreira, deixando para trás a corretagem, para entrar no mundo dos investimentos.
De acordo com a Head do Projeto Órama na SulAmérica, Gabriela Schor, a transição pode ser feita de uma maneira harmoniosa, lucrativa e que mantém o profissional atuando no ramo de seguros por meio da plataforma IndicaSAS, disponível no Portal do Corretor SulAmérica.
O IndicaSAS é uma iniciativa inédita que a SulAmérica concretizou junto à Órama Investimentos Em pouco menos de um ano, já foram mais de 3.600 corretores cadastrados. Por meio do projeto, que é acessado pelo Portal do Corretor, os corretores têm acesso a um robusto programa de capacitação e incentivos para indicar a Órama aos seus clientes.
“Esse projeto está integrado com o novo posicionamento da SulAmérica de Saúde Integral, segundo o qual entender de investimentos faz parte da saúde financeira, que se soma aos pilares de saúde física e emocional. Queremos que os corretores se engajem e se apropriem deste discurso para se qualificarem cada vez mais como profissionais que se preocupam com todos os aspectos da vida do cliente, que inclui, também, o cuidado com o planejamento financeiro”, afirma.
Para acessar o IndicaSAS, os corretores de seguros devem conquistar uma certificação interna, realizando um curso preparatório gratuito disponível na PRASaber, a Escola de Negócios da SulAmérica. Lá, é possível aprender mais sobre planejamento financeiro, fazer um treinamento, realizar uma prova e, ao final desse processo, se tornar um Corretor Consultor IndicaSAS.
“Sabemos que se tornar um agente autônomo de investimentos é um processo que leva tempo e não é tão simples. Para construir uma carreira rentável, o profissional precisa ter uma carteira relevante de clientes e isso não se conquista da noite para o dia”, comenta. De acordo com Gabriela Schor, corretores e corretoras podem conciliar as atividades e passam a ser remunerados toda vez que indicarem aos seus clientes de seguros a plataforma Órama.
A Órama, sim, conta com Assessores certificados e especializados para recomendar produtos de investimento e montar uma carteira de investimentos de acordo com o perfil do cliente. É importante salientar que o Corretor Indicador ou Consultor IndicaSAS não podem exercer nenhuma atividade regulada, ou seja, não podem atuar como: Agente Autônomo de Investimentos, Consultor de Investimentos, Gestor de Carteira Administrada, Gestor de fundos e Administrador de recurso de terceiros. E o mais importante: destaca-se o fato de que o corretor não pode indicar produtos – ele indica a Órama a seus clientes, e a Órama que irá atuar na Assessoria e atendimento a esse cliente, oferecendo produtos financeiros.
“A ideia é facilitar a vida do corretor de seguros. Nosso treinamento é focado para o planejamento financeiro, demonstrando a necessidade de ter um olhar 360° da vida do cliente. O corretor precisa despertar o interesse do cliente em cuidar da sua vida financeira, e conta com o time especializado da Órama para fazer toda a venda dos produtos”, finaliza.
Para saber mais, acesse aqui..
Neste vídeo, confira o relato do corretor de seguros Felipe Merotto, da Merotto Consultoria, que atua na área há 12 anos no estado do Espírito Santo, e entrou na plataforma IndicaSAS.