Pandemia teve impacto negativo no cuidado constante com a saúde masculina e alerta para a importância de monitoramento durante o ano todo
SÃO PAULO – O cuidado preventivo para a população masculina continua um desafio para os sistemas de saúde. No Brasil, estima-se que os homens adultos realizam somente 28,4% dos exames preventivos de rotina, enquanto mulheres representam uma parcela de 40,3%¹. E entre as várias doenças que podem ser evitadas com acompanhamento de rotina e uma mudança de hábitos está o câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a condição atingiu mais de 65 mil homens em 2020 e é o segundo tipo de câncer mais comum para o gênero².
A campanha de Novembro Azul tem o papel de reforçar a necessidade da observação contínua para evitar o acometimento por esse tipo de câncer. A atenção, contudo, deve permanecer de forma constante, para conscientização sobre a saúde masculina durante o ano todo.
No período da pandemia, o alerta precisa ser reforçado, uma vez que dados do Ministério da Saúde, encomendados pela Sociedade Brasileira de Urologia, mostram que em 2021 houve queda na realização da coleta de PSA (27,2%) e de biópsia da próstata (21,2%), procedimentos que, junto do exame de toque retal, identificam a doença³.
“O acompanhamento de perto com foco na prevenção a partir de uma medicina personalizada é fundamental para diagnóstico em fases iniciais e melhor prognóstico”, diz o diretor Médico da Qsaúde, Ricardo Casalino.
A operadora oferece um modelo de gestão de saúde para todos os clientes que monitora a jornada de cada um de forma individualizada. Essa atenção é realizada pelos médicos e GuiasQ, enfermeiros e técnicos de enfermagem, da empresa e por médicos de famílias das clínicas Einstein, que avaliam todo o contexto de saúde e socioambiental que os clientes estão inseridos. Dessa forma, é possível gerir o histórico de saúde de cada um, orientar para os melhores hábitos e manter um prontuário único.
“Com as informações relevantes sobre o histórico de saúde e doença as decisões do time de cuidado são mais ágeis e mais precisas resultando em melhores desfechos.”, afirma Casalino.
Prevenção do câncer de próstata
O câncer de próstata atinge essa glândula localizada abaixo da bexiga, e é considerada uma doença da terceira idade, uma vez que cerca de 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos4. O risco para a condição envolve fatores genéticos e alguns hábitos, por isso é importante o acompanhamento constante com um profissional para avaliação e orientação de procedimentos preventivos.
Algumas das formas de prevenir o câncer de próstata são:
– Manter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais
– Praticar idade física
– Não fumar
– Manter o peso adequado
– Evitar o consumo de álcool