O Hospital Santa Marina (foto acima), no bairro da Vila Santa Catarina, Zona Sul da capital, estava fechado havia quatro anos. Foi comprado pela Prefeitura no início do mês de dezembro e deve começar a funcionar entre julho e agosto.
A nova unidade, que passa a ser pública e vai oferecer mais de 300 leitos, deve ser administrada pelo grupo de gestão do Hospital Albert Einstein.
O próximo hospital a ser municipalizado é o Vasco da Gama (foto abaixo), localizado no Belém, na Zona Leste da cidade. Era um hospital privado que está fechado desde 2010 por dificuldades financeiras. José de Filippi Júnior, secretário municipal de Saúde, informou que a prefeitura está fazendo avaliação sobre o valor para compra. O dono é uma instituição financeira. ?Se [a compra] não sair amigavelmente, nós vamos forçar uma decisão judicial?, destacou. O ministro da Saúde manifestou apoio na municipalização deste hospital, situado em área estratégica para expandir leitos necessários.
Construção de dois novos hospitais:
Haddad ainda garantiu que, além de entregar o Santa Marina, a Prefeitura vai dar início à construção dos hospitais de Parelheiros, no extremo Sul da capital, e da Vila Brasilândia, na Zona Norte da cidade.