Planos de saúde deverão custear acompanhantes para idosos internados

agenciaweber

agenciaweber

Por Bruno Barchi Muniz | LBM Advogados Associados

O STJ decidiu que os planos de saúde deverão arcar com o custeio de acompanhantes para idosos, mesmo que eles estejam internados em hospitais.

No caso julgado, cobrava-se materiais utilizados no procedimento cirúrgico da paciente, ligações telefônicas e diárias do acompanhante dela.

Em primeira e segunda instâncias se entendeu que os encargos com acompanhantes deveriam ser do hospital, o que não parece fazer sentido de forma alguma, visto que em boa parte desses casos – especialmente com idosos – eles já possuem acompanhantes que deles cuidam e tratam fora do hospital.

O STJ reformou a decisão para, no nosso entender, corrigi-la, diferenciando o dever de permitir um acompanhante – que é do hospital – do dever de prover o acompanhante, sendo essa obrigação do plano de saúde, em relação ao custeio.

O Tribunal esclareceu, ainda, que apesar de a Lei dos Planos de Saúde prever o custeio de acompanhante apenas para menores de 18 anos, o Estatuto do Idoso complementa esse direito a favor dos idosos.

De fato, a presença de acompanhantes é fundamental para a recuperação de idosos, especialmente os portadores de certas doenças que os tornam agitados quando na presença de pessoas menos conhecidas ou pela simples falta de pessoas conhecidas.

Também nesse sentido, a presença do acompanhante se revela como parte do tratamento devido ao usuário do plano de saúde e, por isso, não pode ser negado a ele, posto que, de acordo com a jurisprudência dominante, o tratamento cabe ao médico, e não ao plano.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!