Planos de saúde registram prejuízo operacional de R$ 5,5 bilhões no terceiro trimestre

Moderador

Moderador

RIO DE JANEIRO – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou, nesta quinta-feira (8/12), os resultados contábeis das operadoras de saúde no terceiro trimestre de 2022. Os planos médico-hospitalares tiveram prejuízo operacional de R$5,5 bilhões. O setor vem de uma série negativa histórica de 6 trimestres com resultados negativos,  além de um índice de sinistralidade próximo a 90%.

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) alerta para o cenário crítico e preocupante do setor. “Os resultados do terceiro trimestre reforçam o que as operadoras vêm alertando já há algum tempo: desde a pandemia, a saúde suplementar tem sido pressionada por uma expressiva alta dos custos assistenciais”, aponta Vera Valente, diretora-executiva da FenaSaúde, entidade que representa 14 grupos de operadoras responsáveis por 41% dos beneficiários  do mercado.

De acordo com a entidade, entre os fatores conjunturais que impactaram o resultado está o aumento da procura por procedimentos médicos que ficaram represados na pandemia, a elevação dos custos de insumos médicos e a cobertura obrigatória de tratamentos e tecnologias cada vez mais caras e complexas, o que tende a se agravar com as mudanças legislativas recentes. “Os recursos são finitos e, cada vez mais, é preciso rigor nas escolhas do que deve ou não ser oferecido pelo sistema, sob pena de inviabilizar seu funcionamento e o atendimento a 50 milhões de brasileiros”, explica a diretora-executiva da FenaSaúde.

Fonte: Painel Contábil da Saúde Suplementar.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!