O diretor de Negócios Empresariais da Qualicorp, Rafael Maganete, fez a palestra de abertura do Congresso de Gestão de Talentos: Saúde Corporativa e Remuneração & Benefícios, realizado pela Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos (ABPRH) em São Paulo. O executivo apresentou cases de sucesso e falou sobre o os desafios das empresas em manter o benefício saúde de forma sustentável, visando minimizar os custos e ao mesmo tempo agregar valor.
Segundo dados do Instituto Coalizão Saúde, até 2030 serão gastos de 20 a 25% do PIB com saúde no Brasil. Isso acontecerá devido ao reflexo do envelhecimento da população e ao surgimento de novas doenças. Para o diretor da Qualicorp, há uma mudança no comportamento dos brasileiros em relação à sua saúde, pois estes têm mais poder como consumidores e querem ser mais saudáveis. Ao mesmo tempo, a maior prevalência de doenças crônicas na população, o surgimento constante de novas tecnologias no mercado da saúde e a falta de planejamento na utilização do benefício geram custos cada vez mais altos a longo prazo. “Por isso, o objetivo da área de Negócios Empresariais da Qualicorp é ajudar as corporações que buscam encaixar o benefício do plano de saúde na folha de pagamento”, ressaltou.
Cerca de 70% da população brasileira tem acesso à saúde suplementar por meio de planos de saúde coletivos empresariais. De acordo com Rafael Maganete, um dos papéis da Qualicorp é fazer a gestão integrada da saúde corporativa. “Entre as iniciativas propostas às empresas, nós preparamos uma pesquisa para entender o perfil de saúde dos seus funcionários, sugerimos a gestão da saúde dos casos críticos e crônicos, além de criarmos programas de promoção à saúde. Recomendamos, também, um mapa de ações efetivo, com foco na promoção da saúde e na redução de custos. A partir de ações como essas, há exemplos de empresas que conseguem economizar milhões de reais e ainda garantem o acesso à saúde de qualidade para seus colaboradores”, completou o executivo.
Durante o painel, o diretor de Negócios Empresariais falou ainda sobre uma tendência de demanda por produtos e serviços que otimizem o desempenho das empresas. “Quando você cuida da saúde do seu funcionário, a produtividade aumenta. Por isso, sempre faço questão de ressaltar que nós da Qualicorp entendemos que quando cuidamos do plano de saúde de uma empresa, cuidamos da saúde e da qualidade de vida de todos”.