SulAmérica adota estorno retroativo para o produto odontológico e choca o mercado

Moderador

Moderador

Nesta terça-feira (29), um grupo de corretores, responsáveis por um volume significativo de vendas do produto odontológico, procurou o Blog do Corretor para expressar sua profunda indignação. A SulAmérica, uma das seguradoras mais queridas e respeitadas do mercado, surpreendeu ao anunciar, por meio de seu representante legal, a aplicação de estornos no produto odontológico sem qualquer aviso prévio e, ainda mais alarmante, de forma retroativa considerando o ano de 2016.

Perplexos, os corretores questionam a falta de comunicação e transparência da SulAmérica. “Além de nos surpreender com esse estorno, estão aplicando de forma retroativa. Se tivessem nos avisado, tivesse sido de comum acordo com a corretora, aí faz parte do jogo. Mas retroativo? Aí tá de brincadeira! Além de não ter contrato, não ter sido acordado, os caras querem cobrar retroativamente?”, desabafa um corretor, evidenciando a decepção.

A ausência de um acordo formal entre a SulAmérica e as corretoras, neste caso específico, torna essa prática ainda mais questionável. Em alguns casos, as corretoras se veem diante de dívidas que ultrapassam os R$ 100 mil, uma carga financeira inesperada e, segundo eles, injusta. “Quando eu recebi um e-mail da SulAmérica comunicando esse estorno do produto odontológico, solicitei o contrato que provasse o eventual acordo e as regras para o devido estorno, mas estou até agora aguardando a resposta”, relata um corretor, destacando a falta de resposta e de um contrato por parte da seguradora.

O grupo de corretores, agora unido em um pelotão de choque contra o estorno retroativo, acredita que essa medida sofre a influência da Rede D’or. “Fui à sede da empresa para uma visita cordial, mas fui pego de calça curta quando eles me comunicaram essa decisão que nós, corretores, consideramos absurda para uma empresa do tamanho da SulAmérica”, comenta outro corretor, que propõe uma ação na Justiça. “É causa ganha”, prevê.

A mudança no tratamento dispensado pela SulAmérica aos seus parceiros é lamentada por muitos, como um deles revelou ao Blog. “As pessoas faziam questão de contratar a SulAmérica, de ter um relacionamento com a SulAmérica, mas hoje em dia isso mudou muito”, ponderou.

Esta situação levanta questões importantes sobre a transparência nas relações comerciais, especialmente em um mercado tão competitivo e dinâmico como o de seguros. A SulAmérica, ao adotar tais práticas, corre o risco de comprometer a confiança e a lealdade de seus parceiros, elementos essenciais para o sucesso e a longevidade de qualquer negócio.

Que haja estorno, mas que este, cláusula pétrea ou não, esteja registrado em contrato.

Nota: Ainda não fizemos contato com a SulAmérica, mas o espaço está aberto para que Seguradora possa se prununciar.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

1 comentário em “SulAmérica adota estorno retroativo para o produto odontológico e choca o mercado”

  1. Circus XLORBINXXAS

    D´Or Corretora, você faz parte? Não, então meu amigo, acostume-se e se tiver medo da sombra, compre uma lanterna. Estamos cada vez mais jogados às traças em uma empresa que antes era símbolo de tradição e solidez e hoje me parece mais um xerox, daquele bem gasto, copiando ações e comportamentos de amil, bradesco, sem o menor pudor.

    Vocês estão de parabéns. Enganam o mercado, hora vendendo a carteira de auto, depois comprando a inflada carteira da sompo e os acionistas, com nariz mais vermelho do que a Rena do Papai Noel e o Arrelia, bantendo palmas para maluco dançar.

    Estão no caminho certo, não espero mais nada de quem não espera nada de mim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!