Publieditorial | Por HealthBit
Terceirização de mão-de-obra é um assunto muito conhecido em todos os mercados. Porém, atualmente, uma nova realidade está surgindo e trazendo novas formas para cuidar da saúde nas empresas: a terceirização de mão-de-obra médica para atenção primária à saúde (APS).
Esse recurso pode trazer muitas vantagens para as empresas, permitindo que elas terceirizem algumas atividades do seu negócio para uma outra organização. E no âmbito da saúde não é diferente.
Pensando na crescente demanda e necessidade de mão-de-obra médica nas empresas, vamos trazer neste post mais detalhes sobre essa solução que permite cuidar de forma ampla e detalhada da saúde dos colaboradores, sem comprometer a estrutura organizacional e os recursos financeiros da empresa.
Aqui na HealthBit, estamos oferecendo essa nova solução por meio da Infectoria, empresa de nosso grupo, para reinventar e otimizar cada vez mais a gestão de saúde das empresas. Para conhecer mais esse serviço, entre em contato por meio deste link.
O que é terceirização de mão-de-obra médica?
A terceirização de mão-de-obra médica segue a ideia geral de terceirização de mão-de-obra: contratar uma empresa para realizar algumas atividades da sua organização. Nesse caso, a lógica é aplicada com foco na área de saúde.
Com a contratação de serviços externos, as empresas conseguem potencializar o cuidado com os seus colaboradores, contratando especialistas da área de saúde através de outra organização que oferece esse serviço.
Assim, é possível contratar um médico com a especialidade específica que é necessária para aquele momento ou para aquela população da empresa. Algumas das especialidades que podem ser contratadas são:
- Médico da Família;
- Generalista;
- Profissional de enfermagem;
- Nutricionista;
- Ortopedista;
- Infectologista;
- Pediatra;
- Dermatologista;
- Endocrinologista;
- Pneumologista;
- Cardiologista;
- Entre outras especialidades.
Quais são as vantagens da terceirização de mão-de-obra médica?
As principais vantagens da terceirização de mão-de-obra médica são:
Redução de custos e menos burocracia
Quando a sua empresa contrata uma prestadora de serviços, ela não precisa mais se encarregar da admissão do profissional, gastos com contratação e despesas trabalhistas e, assim, economizar significativamente nesses aspectos.
A redução dos custos também pode vir da diminuição do uso do plano de saúde, já que, com o profissional de saúde especialista disponível na empresa, os colaboradores podem ter um atendimento rápido e fácil. Desta forma, evita-se idas aos Pronto Socorro (PS) e reduz o absenteísmo, uma vez que os funcionários não precisam se deslocar e se ausentar do trabalho por longos períodos, pois o atendimento é imediato e no próprio local do trabalho.
Para demonstrar o quanto pode ser salvo com a APS e terceirização de mão-de-obra médica, temos os dados de uma pesquisa realizada pela empresa Gallup, que mostrou que nos Estados Unidos são perdidos 84 milhões de dólares devido à falta de produtividade, que é um dos resultados do absenteísmo.
Além disso, com a terceirização a empresa não precisa lidar com a parte burocrática e de regulamentação da contratação de funcionários. Isso faz com que a organização tenha uma redução de custos, menos preocupação com burocracia e esteja dentro dos padrões das leis específicas para a área de saúde nas empresas.
Garantia de qualidade no serviço e mão-de-obra capacitada
A organização prestadora de serviços é especializada no que oferece e, assim, possui maior expertise para realizar determinadas tarefas com uma qualidade superior à de uma empresa sem o domínio e conhecimento técnico necessários.
Além disso, justamente por ter conhecimento nessa área de saúde, a terceirizadora seleciona os melhores profissionais para realizarem o trabalho na organização e cuidarem da saúde dos colaboradores.
Possibilita um foco maior nas atividades diárias da empresa – e aumenta a produtividade
Com todas as atividades diárias que já são realizadas pela empresa, a terceirização de mão-de-obra médica pode trazer um alívio na parte do cuidado com os colaboradores.
Isso é importante porque a área da saúde de uma empresa é totalmente necessária, mas não é o core business da maioria das organizações.
Desta forma, terceirizando a mão-de-obra médica, a empresa consegue estabelecer uma estrutura mais profissional para a gestão de saúde, ao mesmo tempo que concentra seus esforços nas atividades centrais da organização, resultando em um aumento de sua produtividade.
Como já dissemos, essa é a solução ideal para proporcionar um cuidado mais especializado para os colaboradores nas empresas, trazendo inúmeros benefícios financeiros e operacionais, além de otimizar o bem-estar humano do seu time.
Pensando em levar cada vez mais saúde para as pessoas, a Infectoria, uma empresa HealthBit, oferece o serviço de terceirização de mão-de-obra médica para empresas, proporcionando especialistas em saúde capacitados para atender às necessidades específicas dos colaboradores de cada organização.
Para obter informações detalhadas sobre esse serviço e descobrir como podemos otimizar ainda mais o bem-estar humano com terceirização de mão-de-obra médica, entre em contato através deste link.