Por Givanildo Albuquerque
Antes de começar o nosso texto, já vou pedir: Comenta o que você deve fazer para descansar e ter uma melhor qualidade de vida. Dá uma dica. Pode ser super útil para os "pilhados de plantão".
O tema de hoje é bem complicado para eu escrever. Quem me conhece sabe que que sou workaholic (viciado em trabalho). Não escolho hora, nem dia para trabalhar. Em meu trabalho, no LeadMark, sou responsável pela captação de leads. Como administro muitas campanhas, preciso sempre estar antenado com tudo que acontece no cenário de Planos de Saúde, operadoras, promoções, tendências… Técnicas de Vendas, mecanismos de buscas… Quando penso que aprendi algo, é hora de começar de novo, porque as coisas mudam muito rápido.
Eu já acreditei que ser bem-sucedido significava trabalhar loucamente, sem descanso. Na minha cabeça tinha que dar tudo de mim para alcançar meus objetivos e isso significava: trabalhar sem parar.
Mas com o tempo vamos amadurecendo e percebendo que o trabalho ocupa apenas uma parte da nossa vida. Embora ele seja importante, aprendi que descansar, ter um bom tempo com qualidade é uma parte essencial nessa equação.
Quando sua mente está relaxada, você consegue ser mais produtivo e focado no trabalho. Além disso, mantém um bom relacionamento com a sua família, amigos e com quem você ama.
Embora seja algo até óbvio é incrível perceber o quanto somos influenciados a ir na direção contrária. Vivemos em uma época em que ser produtivo é preencher cada hora do dia com uma atividade, sem descanso. Isso sem falar dos épicos conselhos que dizem: “descansar é para os fracos”, “seja mais produtivo que o seu concorrente”, e por aí vai.
O problema é que você acaba acreditando. Tanto é que algumas pessoas se sentem culpadas ou têm resistência para tirar um dia de folga com a família. Afinal, deveriam estar vendendo ou ganhando mais dinheiro.
O cansaço e a exaustão de uma vida corrida podem minar a sua produtividade e qualidade de vida. E quanto mais você insistir em não descansar, mais consequências terá que enfrentar.
É preciso ter em mente que você não será um bom profissional se não estiver descansado, com um corpo saudável e se sentindo bem. Para desempenhar bem o seu trabalho ou qualquer outro papel na sua vida, você precisa se cuidar primeiro. E se você se sente sobrecarregado, descansar pode ser o primeiro passo.
Faça pequenas pausas
Você não precisa esperar suas férias chegarem para poder descansar. Aprendi que fazer pequenas pausas no dia, podem ser mais relaxantes do que uma semana de férias. E o melhor acontecem todos os dias.
Aprender a descansar é bem simples, qualquer um pode fazer. Tente reservar uma hora do seu dia para fazer algo que você gosta muito e te relaxe. Pode ser assistir um filme, meditar, curtir sua família ou até mesmo não fazer nada. Minha hora "sabática" é de 18:00 às 19:00. Vou para a academia. Celular no modo silencioso… Apesar de fazer muito esforço, saio com a mente "zerada"… Funciona pra mim. Não quer dizer que vai funcionar para você. Relaxar é algo pessoal. Houve épocas que eu não conseguia repousar no quarto de jeito nenhum. Mas, bastava levar a rede (sou cearense!) para a sala, armar no meio da confusão dos meninos brincando, tv ligada e todos os outros barulhos de uma casa, que o sono vinha rápido. Como disse, relaxar é pessoal.
Tem um livro que li a muitos anos, O ócio Criativo, do autor Domenico de Masi, que trata bem do que estamos falando. O autor defende que uma sessão de cinema do seu filme preferido, no meio da tarde, pode ser muito mais produtivo que uma longa reunião. Se quiser saber mais sobre as ideias do autor, separei um audiobook com uma resenha do livro aqui.
Uma dica: tire um dia de folga na semana para você. Com o tempo esse momento de desconexão, vai relaxar a sua mente de toda pressão do dia a dia.
Outra prática interessante que aprendi no livro do Brendon Burchard é descansar entre uma atividade e outra. Por exemplo, imagine que você está prestes a terminar de enviar algumas cotações. Sua próxima atividade é ligar para um cliente.
Na transição entre essas duas atividades, pare por 5 minutos para meditar, ouvir uma música ou descansar. Nesse meio tempo, você quebra o piloto automático e prepara sua mente para a próxima atividade que vai ser iniciada.
Mas é claro, você pode encontrar o seu próprio jeito de descansar. Que tal começar a tirar um tempo para você? Vou reforçar meu pedido: Dá uma sugestão bacana de como descansar e ser mais produtivo.
Givanildo Albuquerque é empresário, fundador da LeadMark, empresa especializada em geração de leads de planos de saúde. Dedicado às atividades de marketing de mídia social e otimização de mecanismos de pesquisa, o empresário garante que pode ajudar corretores e plataformas a chegar no topo das pesquisas do Google. Givanildo é articulista do Blog do Corretor e escreve sempre às segundas-feiras.