9º Almoço de Confraternização

agenciaweber

agenciaweber

Convidados chegando para o almoço

Prestigiada em almoço Acoplan se fortalece como entidade representativa dos barões da saúde

.

Quinze minutos já passavam do meio dia, quando subi dois lances de escadas rolantes do Novotel Jaraguá, e deparei-me com um número grandioso de convidados que já aguardava a abertura do salão onde seria servido o Almoço de Confraternização, oferecido pela Acoplan – a 9ª edição.

Não é todo dia que a gente tem a oportunidade de encontrar tantas personalidades do mercado reunidas num só lugar. A Acoplan está conseguindo isso. “E a cada ano vem crescendo” – foi o que disse o presidente Ariovaldo Marques, quando tentei estabelecer um parâmetro com o evento do ano passado.

Aproveitamos a oportunidade para fazer algumas perguntas ao presidente e ao vice-presidente da Acoplan, entidade que, a duras penas, vem conseguindo unir uma categoria muito difícil de conciliar interesses.

.
Blog do Corretor:
Qual a sua impressão sobre esta 9ª edição?

Ariovaldo Marques:

Na verdade o próprio nome já diz: É um evento que não visa outra coisa senão a confraternização de todos do mercado. É uma forma, inclusive, de nós agradecermos às pessoas, às empresas, aos corretores que nos apoiam durante o ano e reforçar o pedido do próximo ano de sempre manter o apoio. O mercado só será forte – e a Acoplan só será forte – se todos se unirem em prol de uma causa.

Blog do Corretor:
Este é o 9º evento realizado e o 1º do qual participa o Blog do Corretor. Sempre foi assim, prestigiado, ou este superou os demais?

Ariovaldo Marques:

Não, este realmente deu uma superada, mas ele está sempre muito prestigiado. Ele se tornou (sic) na verdade uma tradição de um encontro de todos os parceiros do mercado comercial. É onde os diretores das operadoras vêm sem compromisso de se reportarem ou receberem (sic) os corretores e é uma hora de troca de informação, de contato, de opiniões…

Blog do Corretor:
A presença neste almoço de personalidades tão importantes do mercado reforça o prestígio e a força política da Acoplan, como entidade representativa?

Ariovaldo Marques:
Eu acredito que cada vez mais a Acoplan está se tornando uma voz das Corretoras, uma intermediadora junto às operadoras, no sentido de procurar, não o antagonismo, mas uma parceria e um conjunto do mercado em si.

Blog do Corretor:

Para finalizar, eu gostaria que o presidente fizesse um arrazoado sobre este evento e sobre o mercado de um modo geral.

Ariovaldo Marques:
Nós estamos vivendo um momento muito especial.  Estamos com empresas estrangeiras entrando no mercado e isso pra nós – e pelo menos nós da Acoplan já discutimos isso – significa o quê? Que é um mercado que está se fortalecendo. Porque está inclusive chamando atenção de investidores no mundo todo. É um mercado que só tende a crescer. Nós precisamos é procurar formas e meios de atender cada vez mais a população brasileira que não pode ficar a mercê de uma saúde pública que por qualquer outro motivo não tem condições de suportar o volume que ela tem.

Blog do Corretor:
Muito obrigado pela entrevista, presidente. E o vice [dirigindo-me ao vice-presidente Ariovaldo Bracco], concorda?

Ariovaldo Bracco:
Perfeitamente(!) É uma continuidade de um trabalho, de uma equipe, até para que haja renovação, por uma coincidência são dois Ariovaldos, a gente brinca com isso, mas eu acho que a gente está continuando um trabalho que já vai para o seu 10º ano, é o 9º almoço, cada vez mais o mercado… virou um evento do mercado de saúde. Não é mais um evento da Acoplan. É o que o presidente falou, todos se encontrarem, então ficou um momento muito bom, que o mercado todo faz questão de vir, apoia e participa.

Blog do Corretor:
Alguma ausência incomodou?

Ariovaldo Bracco:

Não, não. Acho que não houve assim…

Blog do Corretor:

Alguma presença surpreendeu?

Ariovaldo Bracco:
Também não. A gente faz com o apoio dos parceiros operadores que acabam trazendo todas as suas equipes. Então estavam todas aqui: de seguradoras, operadoras, as grandes operadoras, as pequenas… os parceiros da Acoplan. Eu acho que felizmente tem sido assim. Tem sido um sucesso e com um crescendo. A cada ano é um pouquinho melhor que o anterior. Isso é fabuloso(!) Se a gente conseguir manter essa fórmula, fabuloso. Que o do ano que vem seja melhor do que esse.

Blog do Corretor:
Hoje, além de falar sobre vender muito ou pouco, fala-se também no capital estrangeiro…

Ariovaldo Bracco:
Não me vem com a Pergunta da Jararaca [risos].

Blog do Corretor:
[Risos] O capital estrangeiro vai modificar o nosso mercado de saúde no futuro? Por favor, faça um resumo das perspectivas da Acoplan para 2013, com a Amil internacionalizada, a Qualicorp liderando o mercado do adesão e com um produto tão reduzido para pessoa física no mercado.

Ariovaldo Bracco:
Eu acho que o que está posto e o exemplo é esse: Você não tem uma empresa do tamanho da UnitedHealth, que vem para o Brasil, num investimento de quase 11 bilhões de Reais, se não tivesse a possibilidade dessa perspectiva. Então eu acho que a ANS está atenta para esse movimento e talvez o que a gente vem pleiteando e vem esperando que aconteça que o mercado se auto-regule, que a Agência seja, sim, a grande fiscal desse mercado. Para que o atendimento seja condizente, para que a gente tenha a saúde suplementar crescendo para atender as necessidades do Brasil. Eu vi esta semana na televisão o Instituto de Traumatologia no Rio de Janeiro – se não me engano a sigla é INTO – pra marcar consulta é pra 2013. É horrível. Tinha milhares de pessoas na rua pra marcar consultas para 400 para serem atendidas a partir de janeiro de 2013. Olha a demanda que nós temos e a necessidade que a nossa população tem de atendimento(!). Então, temos, sim, que olhar isso para que a iniciativa privada possa preencher essa lacuna que o poder público não está conseguindo atender. Então é hora de trazer investimentos de fora, que querem vir, mas precisam ter um segmento que se auto regule. E não com imposições, com regras que estão ultrapassadas. É preciso olhar isso com muito cuidado, com muita atenção. Discutir isso com a sociedade.  A ANS tem um fator fabuloso, que veio na hora certa, foi necessária, é necessária. Talvez a intervenção do Estado ainda no segmento é que esteja equivocada nesse instante. Está na hora de deixar a iniciativa privada atuar nisso com uma força muito maior. Numa parceria até com o SUS. A iniciativa privada cuida do varejo e o SUS vai cuidar do auto risco, para que os planos  menores fiquem ao alcance da população de menor renda.  Olha, quanta coisa pra se discutir com seriedade para que fique bom para o cidadão comum.

Blog do Corretor:
Muito obrigado pela entrevista.

.

Alexandre Coelho, Crislene Lima e Odorico (Unifocus)

A mesa da Viacorp – Da direita para esquerda – Samuel e Rosa Antunes, Edson Rodrigues, Carlos Alberto Ederval, Valéria Mendonça, Fernanda Antunes e Daniel Schimdth

Andreia e o seu sócio Valmir Santos (Simulador Online)

Mesa da São Cristóvão

Marcel [à direita em primeiro plano] acompanhado de gestores, representando a ADMIX
Anselmo, após três anos em Fortaleza, está de volta a São Paulo, sem barba, rejuvenescido e muito otimista com a missão no ABC. Ao centro, Marcos Buzzo, que também não escondia o contentamento. E à direita Welington (Regional Amil Mogi)
Newton Antão (diretor Qualitek) e sua esposa Heloísa Helena Moreira (Médica Diretora)
Ricardo Rossi (Seísa), Jonatan, Pini e Débora (Qualicorp)
João Toni (Casa do Corretor), Marcelo Camargo, Sérgio Andrade e  Sidney  ( Qualicorp)
Marcio Mantovani (Barela) e José Carlos (Sup. Comercial Qualicorp)
Adriana (Affinity), Ariovaldo Bracco (Acoplan) e Rosa Antunes (Viacorp)

Kátia (Qualicorp) e Emmanuel Ramos de Castro (Blogueiro)

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!