A MaisDental é a primeira operadora odontológica a ampliar acesso a serviços bucais ao criar seu próprio produto. Mais de 71 milhões de brasileiros precisam usar aparelhos dentários e somente 5% dessa parcela conseguem fazer o tratamento
Segundo o Ministério da Saúde, 35% da população brasileira precisam de tratamento dentário com aparelhos. Contudo, apenas 5,3%, o que representa 3,8 milhões, usam a ortodontia para manter o sorriso saudável, e menos de 1% desse público utiliza os alinhadores invisíveis – tecnologia mais moderna disponível no mercado, fabricada com poliuretano, para correção dos dentes – de acordo com estimativas dos fabricantes do segmento.
José Luiz Carvalho, CEO da MaisDental, operadora de planos odontológicos, aponta algumas razões pelas quais a população deixa de usar aparelhos dentários ou alinhadores invisíveis. “Observamos que esse comportamento do paciente está relacionado, principalmente, à falta de conhecimento sobre ortodontia ou de acesso a recursos de saúde bucal. Há uma certa crença social sobre o alto custo desse tipo de tratamento, por isso precisamos desmitificar e traçar estratégias que tragam acessibilidade às mais de 71 milhões de pessoas que precisam usar aparelhos dentários”.
Pensando em atingir essa população, a MaisDental (pioneira nos planos odontológicos estéticos no Brasil) lançou uma marca própria e inédita de alinhadores invisíveis, o MaisDental Invisível, ampliando a oferta de serviços em ortodontia. A previsão de chegada ao mercado para comercialização é em novembro de 2023.
“Nosso objetivo é democratizar o acesso à ortodontia no país, oferecendo valor agregado aos nossos beneficiários. Para isso, damos a oportunidade de o paciente ter acesso, pelo plano dental, à cadeia completa de serviços odontológicos até chegar ao tratamento ortodôntico com o uso da melhor tecnologia disponível, como, por exemplo, os alinhadores invisíveis. E contar com uma marca própria deste produto é um diferencial que traz qualidade e preço competitivo, que cabe no bolso dos nossos clientes”, afirma José Luiz Carvalho.
Quando comparado aos aparelhos ortodônticos tradicionais com uso de metal, o alinhador invisível traz algumas vantagens para os pacientes, como aponta Danuza Heluy, dentista e gerente técnica na MaisDental.
“Os aparelhos dentários tradicionais são amplamente difundidos e trazem ótimos resultados. A tecnologia na área odontológica possibilitou mais conforto no tratamento ortodôntico com os alinhadores invisíveis, entre outros benefícios, como conciliar estética, com uma aparência praticamente imperceptível; praticidade na higienização e na alimentação, devido à opção de remoção, e até mesmo redução da quantidade de visitas ao dentista, já que os alinhadores não necessitam de tantos ajustes frequentes.”, reforça a especialista.
Falta de acesso ao tratamento ortodôntico gera problema de saúde bucal
Não usar aparelhos dentários quando são clinicamente recomendados pode resultar em diversos problemas de saúde bucal, estética e funcional. Danuza Heluy aponta alguns dos problemas associados à não utilização de aparelhos, quando necessário.
“Fora as questões de alinhamento dental, que impactam diretamente a autoestima da população, há prejuízos funcionais com relação a dificuldades na mastigação, fala e higiene bucal. E a má oclusão, que é o mau posicionamento dos dentes, também pode trazer problemas na articulação da mandíbula, distúrbios no sono, como a apneia, e maior desgaste da superfície dentária”, explica a dentista.
Danuza afirma que a recomendação do uso de aparelhos, incluindo os alinhadores invisíveis, é feita com base em uma avaliação cuidadosa dos problemas específicos de cada paciente, lembrando que é fundamental discutir quaisquer preocupações ou obstáculos, como custos, para garantir que o tratamento ortodôntico seja adequado e acessível.