Nova marca de alinhadores invisíveis democratiza acesso à ortodontia no Brasil

Moderador

Moderador

A MaisDental é a primeira operadora odontológica a ampliar acesso a serviços bucais ao criar seu próprio produto. Mais de 71 milhões de brasileiros precisam usar aparelhos dentários e somente 5% dessa parcela conseguem fazer o tratamento

Segundo o Ministério da Saúde, 35% da população brasileira precisam de tratamento dentário com aparelhos. Contudo, apenas 5,3%, o que representa 3,8 milhões, usam a ortodontia para manter o sorriso saudável, e menos de 1% desse público utiliza os alinhadores invisíveis – tecnologia mais moderna disponível no mercado, fabricada com poliuretano, para correção dos dentes – de acordo com estimativas dos fabricantes do segmento.

José Luiz Carvalho, CEO da MaisDental, operadora de planos odontológicos, aponta algumas razões pelas quais a população deixa de usar aparelhos dentários ou  alinhadores invisíveis. “Observamos que esse comportamento do paciente está relacionado, principalmente, à falta de conhecimento sobre ortodontia ou de acesso a recursos de saúde bucal. Há uma certa crença social sobre o alto custo desse tipo de tratamento, por isso precisamos desmitificar e traçar estratégias que tragam acessibilidade às mais de 71 milhões de pessoas que precisam usar aparelhos dentários”.

Pensando em atingir essa população, a MaisDental (pioneira nos planos odontológicos estéticos no Brasil) lançou uma marca própria e inédita de alinhadores invisíveis, o MaisDental Invisível, ampliando a oferta de serviços em ortodontia. A previsão de chegada ao mercado para comercialização é em novembro de 2023.  

“Nosso objetivo é democratizar o acesso à ortodontia no país, oferecendo valor agregado aos nossos beneficiários. Para isso, damos a oportunidade de o paciente ter acesso, pelo plano dental, à cadeia completa de serviços odontológicos até chegar ao tratamento ortodôntico com o uso da melhor tecnologia disponível, como, por exemplo, os alinhadores invisíveis. E contar com uma marca própria deste produto é um diferencial que traz qualidade e preço competitivo, que cabe no bolso dos nossos clientes”, afirma José Luiz Carvalho.

Quando comparado aos aparelhos ortodônticos tradicionais com uso de metal, o alinhador invisível traz algumas vantagens para os pacientes, como aponta Danuza Heluy, dentista e gerente técnica na MaisDental.

“Os aparelhos dentários tradicionais são amplamente difundidos e trazem ótimos resultados. A tecnologia na área odontológica possibilitou mais conforto no tratamento ortodôntico com os alinhadores invisíveis, entre outros benefícios, como conciliar estética, com uma aparência praticamente imperceptível; praticidade na higienização e na alimentação, devido à opção de remoção, e até mesmo redução da quantidade de visitas ao dentista, já que os alinhadores não necessitam de tantos ajustes frequentes.”, reforça a especialista.

Falta de acesso ao tratamento ortodôntico gera problema de saúde bucal

Não usar aparelhos dentários quando são clinicamente recomendados pode resultar em diversos problemas de saúde bucal, estética e funcional. Danuza Heluy aponta alguns dos problemas associados à não utilização de aparelhos, quando necessário.

“Fora as questões de alinhamento dental, que impactam diretamente a autoestima da população, há prejuízos funcionais com relação a dificuldades na mastigação, fala e higiene bucal. E a má oclusão, que é o mau posicionamento dos dentes, também pode trazer problemas na articulação da mandíbula, distúrbios no sono, como a apneia, e maior desgaste da superfície dentária”, explica a dentista.

Danuza afirma que a recomendação do uso de aparelhos, incluindo os alinhadores invisíveis, é feita com base em uma avaliação cuidadosa dos problemas específicos de cada paciente, lembrando que é fundamental discutir quaisquer preocupações ou obstáculos, como custos, para garantir que o tratamento ortodôntico seja adequado e acessível.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!