A delimitação da responsabilidade médica quando há equipe na cirurgia

Jose Anderson

Jose Anderson

Por Bruno Barchi Muniz | lBM Advogados | Postado por Blog do Corretor | Direto de Recife-PE

Como dizemos com frequência em nossos artigos, a responsabilidade civil por erro médico, embora venha sofrendo algumas alterações recentes, é majoritariamente subjetiva. Ou seja, é preciso a comprovação de uma ação/omissão com culpa que, por nexo causal, gere um dano a terceiro.

Culpa, aqui, deve ser entendida como dolo (intenção de causar dano ou assunção de risco de produzi-lo), negligência (inobservância de dever de cuidado objetivo), imprudência (agir em desacordo com o que seria medianamente recomendável) ou imperícia (inobservância de dever de cuidado objetivo de âmbito profissional).

Pois bem. Considerando que deve ser analisada a culpa, como fica a questão da responsabilidade em caso de erro médico cometido no curso de procedimento cirúrgico acompanhado por uma equipe de médicos?

Devem todos responder solidariamente? Deve responder somente quem cometeu o erro? O chefe da cirurgia responde, mesmo sem culpa?

Em caso analisado recentemente pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), uma jovem na faixa dos 20 anos foi submetida a cirurgia para redução de mamas que transcorreu normalmente. Na etapa de recuperação da anestesia, porém, apresentou dificuldade respiratória que acabou por deixá-la em estado vegetativo.

Foram processados, porém, não só o anestesista, mas também o cirurgião.

A perícia concluiu que o resultado decorreu de negligência por parte do anestesista, que não realizou o atendimento que lhe competia.

Em primeira instância somente o anestesista foi condenado, pelo reconhecimento da culpa e da responsabilidade subjetiva.

Em segunda instância a decisão foi alterada para condenar também o cirurgião, pois teria sido ele a escolher o anestesista, ocasionando uma responsabilidade pelo erro médico em espécie de culpa in eligendo (culpa pela eleição/escolha).

O STJ, com a palavra final sobre o tema da responsabilidade, restabeleceu a decisão de primeira instância e manteve apenas a condenação do anestesista, não reconhecendo culpa do cirurgião no caso.

Restou reconhecido que sendo a culpa exclusiva do anestesista, não poderia ser o cirurgião tragado para a mesma condenação. Registrou-se, ainda, que mesmo sendo chefe, somente responderia o cirurgião se houvesse relação de subordinação do anestesista em relação a ele.

Isso não é normalmente presumível na relação entre colegas médicos, em vista da especialidade de cada área e por se tratar de profissão liberal. No entanto, em havendo essa subordinação, poderá o líder vir a responder.

Os casos de responsabilidade por erro médico ficam cada vez mais intrincados e decididos nos detalhes, sendo impossível se prever uma fórmula aplicável a todas as situações.

De todo modo, há de sempre se partir da perspectiva da responsabilidade subjetiva, exceto nos casos em que não é, de fato, aplicável, para que a responsabilidade recaia somente sobre o eventual causador do dano a terceiro.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!