A partir de quando é devida a comissão ao corretor ou intermediador de negócios?

agenciaweber

agenciaweber

Uma questão bastante debatida e muito frequentemente questionada é o momento em que se reputa concluída a parcela de negócio que cabe ao corretor ou intermediador de negócios.

De acordo com a Legislação Civil, nesses contratos uma pessoa contrata um terceiro para buscar certa coisa ou para anunciar coisa sua, permanecendo para atender os interessados. O profissional fica exatamente nesse "limbo" negocial, sendo que quem deve pagá-lo é aquele que solicitou seus serviços, seja para buscar certa coisa, seja para anunciar coisa própria.

A conclusão da prestação do intermediador de negócios se dá com o fechamento do negócio, pela aceitação dos termos por ambas as partes, ainda que isso ocorra de forma meramente verbal, embora essa prova seja particularmente difícil.

A partir daí o intermediador de negócios, salvo exceções pontuais, já será credor do preço combinado, na maioria das vezes estipulado em percentual sobre o próprio negócio.

A lei ainda veda que as partes, depois de apresentadas pelo intermediador, dele se desfaçam e passem a negociar diretamente, como forma de evitar o pagamento de comissão. Nesse caso, mesmo que as partes fechem o negócio por si mesmas, a comissão continuará devida.

Existem ainda casos não raros em que um corretor ou intermediador faz todo o alinhamento do negócio, consegue o aceite de ambas as partes e, após isso, uma parte ou ambas pedem um adiamento, dilação de prazo ou qualquer outra coisa, ocasião em que recorrem a outro corretor e, nos mesmos termos, fecham o negócio, deixando o primeiro a ver navios.

Isso, além de contrário a qualquer tipo de ética, é também contrário à lei, pois, como já dito, o contrato com o corretor ou intermediador se aperfeiçoa e encerra com o aceite de lado a lado, momento em que já se torna credor da comissão.

Essas condutas antiéticas são manifestamente repelidas pelo direito, podendo o lesado ingressar judicialmente para buscar o que faz jus, não só com base na essência do contrato de corretagem e demais contratos de intermediação, mas com base na boa-fé objetiva, que orienta a formação e manutenção de todos os contratos no Brasil, especialmente desde o advento do Código Civil de 2002.

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!