A real mobilização dos planos de saúde no combate às fraudes

Moderador

Moderador

Os planos de saúde enfrentam um prejuízo significativo de cerca de R$ 30 bilhões devido a fraudes e desperdícios, conforme aponta uma análise realizada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Este valor representa cerca de 12% das despesas operacionais do setor privado de saúde, cuja receita anual se aproxima dos R$ 270 bilhões.

Diante dessa realidade, a campanha “Saúde Sem Fraude” foi lançada pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que abrange 13 conglomerados de operadoras e seguradoras de saúde privadas. A iniciativa inclui a distribuição de uma cartilha educativa que visa a ensinar os consumidores a reconhecer, evitar e reportar fraudes. Nos últimos doze meses, foram registradas 2 mil ocorrências de notícias-crimes e processos civis relacionados a fraudes, marcando um aumento de 66% em comparação com o ano anterior.

Cassio Ide Alves, superintendente médico da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) e membro da Sociedade Brasileira de Auditoria em Saúde, com três décadas de experiência em regulação no setor, enfatiza que a preocupação com fraudes não é recente. Contudo, o período atual tem visto um aumento na detecção desses atos ilícitos, impulsionado pela digitalização dos procedimentos e pelo uso intensivo das redes sociais pelos fraudadores para promover suas atividades ilícitas.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!