A Trajetória Inspiradora da ACG Home Care: Do Desafio à Inovação

Moderador

Moderador

Ganho para o paciente e economia para a operadora

O Início de Uma Missão

No coração de Porto Alegre (RS), três irmãos, Alexandre Pires, Mariah Pires e Cristiane Pires Marrone, enfrentaram uma dura realidade que mudaria seus destinos para sempre. Entre 1993 e 1997, a família lutou incansavelmente contra o câncer de um tio. Nessa época, a assistência de saúde domiciliar, ou home care, como é conhecida hoje, não estava disponível na região. Diante dessa lacuna, a família se viu compelida a criar uma estrutura de cuidados em casa, um desafio que revelaria uma oportunidade mais tarde.

Identificando uma Oportunidade Única

A experiência vivida pela família Pires não apenas fortaleceu seus laços, mas também acendeu uma faísca de inovação. Reconhecendo a necessidade crítica de serviços de home care no Rio Grande do Sul, os irmãos decidiram unir forças e conhecimentos para fundar a ACG Home Care. Inspirados pela luta contra o câncer do tio, eles estavam determinados a oferecer soluções de cuidados domiciliares que pudessem aliviar o sofrimento de outras famílias enfrentando desafios semelhantes.

Adaptação e Inovação

Alexandre Pires, formado em Administração e Marketing, impulsionado por sua experiência anterior em viagens frequentes aos Estados Unidos, observou de perto a prática do home care no exterior. “Na época eu trabalhava em outro segmento e viajava muito para fora do País. Assim, tive oportunidade de pesquisar. Aqui o home care é uma coisa muito nossa. Lá fora é muito aquela coisa de médico da família. É um pouco diferente do plantão que nós fazemos aqui. O Brasil está muito avançado”, destacou Alexandre Pires, em conversa com o Blog. Ele percebeu que, embora o conceito básico fosse similar, havia nuances significativas na abordagem e na execução dos serviços entre os dois países. Alexandre viu nisso uma oportunidade de adaptar o modelo americano à cultura e às necessidades brasileiras, criando uma versão de home care que fosse verdadeiramente inovadora e adaptada à realidade local.

Um Modelo de Atendimento Evolutivo

A ACG Home Care rapidamente se estabeleceu como uma referência em cuidados domiciliares, atendendo uma ampla gama de clientes, desde grandes instituições como a Fundação Assefaz, Cassi e o Governo do Rio Grande do Sul até diversas Unimeds. O modelo de atendimento da empresa é dinâmico, adaptando-se às necessidades em evolução dos pacientes. Após uma melhora no quadro de saúde, os pacientes transitam da “internação domiciliar” para a “atenção domiciliar”, beneficiando-se de uma abordagem integrada que inclui fisioterapia, fonoaudiologia e visitas regulares de profissionais de saúde.

Economia e Acessibilidade

Apesar de não ser um serviço de baixo custo, a ACG Home Care representa uma economia significativa em comparação com a internação hospitalar tradicional, reduzindo despesas em até 70%. Para as famílias que optam pelo serviço através de planos de saúde, os custos para a operadora são consideravelmente menores do que os encargos de uma internação hospitalar, incluindo equipe, material e equipamento. Mesmo para clientes particulares, a empresa oferece uma alternativa financeiramente viável, garantindo cuidados de alta qualidade a preços competitivos.

Expansão Cuidadosa e Franquia

Conscientes do desafio de manter a qualidade enquanto expandem, os irmãos Pires adotaram um modelo de franquias, segmentando o negócio por regiões com determinado número de habitantes. Esse modelo permite não apenas uma expansão estratégica, mas também assegura que cada unidade mantenha os altos padrões de cuidado que definem a ACG Home Care. Com novos franqueados em processo de constituição, a empresa continua a crescer, recentemente inaugurando a Unidade Aclimação, na cidade de São Paulo, e planejando a abertura da Unidade Ibirapuera no segundo semestre, ampliando ainda mais seu alcance e impacto.

Conclusão

A jornada da ACG Home Care, da adversidade à inovação, é um testemunho do poder da resiliência, da visão empreendedora e do compromisso com a excelência no cuidado ao próximo. Os irmãos Pires transformaram uma experiência pessoal desafiadora em uma missão de vida, provando que, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, podem surgir oportunidades para criar mudanças positivas e duradouras.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

7 comentários em “A Trajetória Inspiradora da ACG Home Care: Do Desafio à Inovação”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!