Alerta para a importância dos cuidados com a higiene bucal

Jose Anderson

Jose Anderson

Dia Mundial da Saúde Bucal alerta para importância dos cuidados com a higiene
Data, celebrada em todo o mundo no próximo dia 20 de março, busca chamar a atenção para a importância de bons hábitos em todas as fases da vida

Por SINOG | Harley Pinto

Instituído pela Federação Mundial de Odontologia, o Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado no dia 20 de março em diversos países, inclusive no Brasil, tem como objetivo lembrar a importância dos cuidados com a higiene da boca e dos dentes para evitar doenças e futuras complicações. A SINOG (Associação Brasileira de Planos Odontológicos) reforça no Brasil que o trabalho de conscientização deve ser permanente e por todos, independente da faixa etária.

Para Dr. Roberto Cury, presidente da SINOG, o trabalho de conscientização auxilia na democratização do acesso aos cuidados com a saúde bucal. “Lançamos em 2021 a Campanha Julho Neon, um movimento inclusivo que chegou a milhões de brasileiros, e que teve a participação de todos os atores do segmento odontológico. Esse trabalho consistente permitiu diversos avanços, mas é importante cada vez mais relembrar a importância em manter uma boca saudável”, alerta.

O Dia Mundial da Saúde Bucal busca unir esforços ao redor do mundo para reduzir a incidência de doenças bucais, que atingem não só o indivíduo, mas todo o sistema de saúde. De acordo com uma pesquisa da Federação Dentária Internacional (FDI), a saúde bucal continua a ser uma das áreas mais negligenciadas da saúde global. A tragédia decorre do fato de que a doença bucal é uma epidemia silenciosa que aflige 3,58 bilhões de pessoas – mais da metade da população do mundo, embora seja grandemente evitável. As doenças bucais, tais como cáries dentárias, doença da gengiva e câncer bucal, constituem as formas mais comuns de NCDs (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) evitáveis e afetam as pessoas durante toda a vida, causando dor, desconforto, deformações e até mesmo morte. A falha coletiva de prevenir a doença bucal custa à economia mundial cerca de US$ 442 bilhões.

Manter uma boa higiene bucal garante dentes e gengiva saudáveis, auxiliando no bem-estar completo do indivíduo. Seja mastigando melhor ou mantendo uma boa aparência com um sorriso bem cuidado, os hábitos de uma boa escovação – acompanhada do uso do fio dental e com visitas regulares ao dentista – previnem problemas que podem se tornar graves, como o aparecimento de cáries, queda dos dentes, gengivite, entre outros problemas.

Dr. Roberto reforça ainda que “os planos odontológicos são excelentes opções para a população ter acesso aos tratamentos bucais, pois além de oferecerem um ótimo custo-benefício, são fundamentais na democratização do acesso à saúde bucal para população”.

O Dia Mundial da Saúde Bucal vem para lembrar que a higiene da boca é um assunto importante e que deve ser levado a sério durante todas as fases da vida. Começando na infância, com os pais ensinando a importância de uma boa saúde para seus filhos.

Orientação para uma boa higiene bucal

Escove os dentes após cada refeição e use o fio dental diariamente;
Tenha uma alimentação saudável, evitando comer entre as principais refeições;
Utilize produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor;
Troque a sua escova de dentes após a vida útil (3 a 4 meses);
Escove os dentes antes de dormir;
Escovar a língua também é importante;
Mantenha visitas constantes ao dentista;
Garanta que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!